Instituto Federal do Espírito Santo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Início do conteúdo da página

Projetos especiais do Campus São Mateus se destacam na I Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 22h00 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h50

SamaBaja, FAM AeroDesign e Cultura Golfística atraíram a curiosidade dos participantes.

interna sm

Participando, como convidados especiais, na I Jornada de Integração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), os projetos SamaBaja, FAM AeroDesign e Cultura Golfística, desenvolvidos por estudantes e servidores do Campus São Mateus, atraíram a atenção do público nesta terça-feira (24). O evento acontece no Campus Colatina até esta quarta-feira (25).

De acordo com o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, os projetos SamaBaja e FAM AeroDesign demonstram o protagonismo estudantil. “Formar equipes e treinar para desafios específicos estimula o envolvimento do aluno com o seu curso. Os estudantes vivenciam problemas e superam limites para encarar ambientes competitivos”, afirmou.

O foco desses projetos é o estudante por isso estão fortemente ligados à área de Ensino. “Podemos dizer que, por meio desses projetos, tivemos uma experiência embrionária com o Ensino no evento. Para o ano que vem vamos trabalhar para estruturar uma participação efetiva de projetos ligados à área”, afirmou. O outro projeto convidado do Campus São Mateus é o Cultura Golfística, da área de extensão.

Saiba mais sobre eles:

Aerodesign: nave Facto participa de sua primeira competição

fam aerodA equipe FAM Aerodesign, que também dá o nome ao projeto de extensão, é composta por 13 estudantes do curso de Engenharia Mecânica e dois professores orientadores. Formada há dois anos, já construiu sua a terceira aeronave controlada por rádio, batizada de C-328 Facto, e participa esta semana da sua primeira competição nacional, em São José dos Campos.

O estudante Hedrick Colona destaca que o aerodesign é diferente do aeromodelismo. “No aeromodelismo a ideia é reproduzir algo que já existe. No aerodesign começamos todo o projeto do zero, a partir de um regulamento criado pela SAE Brasil. Este ano, por exemplo, as limitações foram em relação ao motor, envergadura da aeronave e a carga paga”, destacou.

De acordo com o estudante Guilherme Menenguci, a participação neste evento vai contribuir para o crescimento do grupo. “Somos uma equipe nova, vamos ver como eles fabricam as aeronaves, quais materiais utilizam e trocar experiências para agregar mais ao nosso projeto”, comentou o estudante.

O orientador do projeto, Cristiano Aiolfi, destaca a importância da iniciativa. “Os alunos participam de todas as etapas do projeto, seguindo regras da indústria aeronáutica. Saímos da sala de aula e vamos direto para a prática. Isso contribui muito para a formação do nosso aluno”, afirma.

Acompanhe as novidades do projeto FAM Aerodesign no Facebook.


SamaBaja: preparação para competição em 2019

bajaBastante conhecida pela participação em diversos eventos institucionais, a equipe SamaBaja também esteve presente na I Jornada de Integração. A equipe, composta por 22 estudantes do curso de Engenharia Mecânica do campus, e quatro da Multivix, optou por não participar da próxima competição nacional, para evitar alguns erros cometidos na última edição.

De acordo com o capitão da equipe, Lázaro Ernesto Ferreira, o objetivo agora é testar e validar o carro. "Já sabemos construir o carro, já entendemos a dinâmica. Agora estamos fazendo uns cursos e tentando prever os erros que podem acontecer. Optamos não participar da próxima competição, mas a nossa expectativa é conquistar o top 10 em 2019”, contou.

O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de   estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

Acompanhe as novidades do projeto SamaBaja no Facebook.


Cultura Golfística: projeto ensina esporte e valores a crianças de São Mateus

golfeEquilíbrio emocional, bom comportamento, boa postura corporal, honestidade e disciplina são alguns dos pré-requisitos na prática do golfe, um esporte incomum e considerado de elite no Brasil. Com o objetivo de democratizar o esporte e ensinar valores a crianças, o professor Fabrício Borelli, desenvolve o projeto Cultura Golfística há cerca de um ano.

Participam das aulas 15 estudantes, com idades entre 10 e 12 anos, de uma escola municipal de São Mateus. “O golfe é um esporte de superação, é necessário muita concentração e há um conjunto de regras, que vão desde os trajes até o comportamento que deve ser mantido dentro e fora do campo. Trabalhamos técnicas e valores morais com as crianças. Em um esporte que não possui juiz, ser honesto, por exemplo, é primordial.”, comentou o professor.

O projeto conta com a parceria do Clube Capixaba de Golfe, que doou tacos e bolas de golfe, além de permitir o livre acesso ao clube; e com a colaboração do professor Vinicius Silva da Cunha. O objetivo de Fabrício agora é buscar novas parcerias, realizar oficinas e capacitar outros professores a trabalharem com o projeto em outros campi do Ifes. “Já fechei uma parceria com o Hotel Fazenda Monte Verde Golf & Resort, de Vargem Alta, e estou em contato com o Campus Venda Nova do Imigrante para realizar oficinas lá”, contou.

Participe do grupo Projeto Cultura Golfística no Facebook.

 

Saiba mais:
Campus Colatina recebe 13 campi no primeiro dia da Jornada de Integração do Ifes
Conheça alguns dos projetos de pesquisa e extensão apresentados na I Jornada de Integração do Ifes
Mostra de Robótica expõe jogos e robôs na I Jornada de Integração do Ifes
I Jornada de Integração do Ifes tem avaliação positiva

Fim do conteúdo da página