Expansão da rede federal de ensino profissional
Desses cargos, 12.300 serão para professores e 9.430, para técnicos-administrativos. O valor a ser investido, quando todos os servidores estiverem atuando, será de R$ 717 milhões anuais.
Segundo a SETEC, a distribuição dos cargos será gradativa e acompanhará o processo de implantação dos cursos e da estrutura administrativa de cada nova unidade. Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional possui cerca de 15 mil docentes e 35 mil técnicos-administrativos, lotados em 180 instituições.
Nos próximos meses, 24 escolas que fazem parte da primeira fase de expansão da Rede serão entregues. As 150 restantes, da segunda fase do plano de expansão, estão em processo de implantação. As novas obras custarão R$ 750 milhões ao governo federal . Quando em funcionamento, cada escola deverá ter, em média, 60 professores e 50 técnicos. A meta é chegar a 2010 com 354 escolas técnicas federais e 500 mil vagas.
O MEC está reorganizando o modelo da Rede Federal de Educação Profissional, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Eles serão implantados a partir da integração e reorganização de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Agrotécnicas Federais e Escolas Técnicas vinculadas a Universidades Federais.
Redes Sociais