Aula no trem
Dando continuidade a esse trabalho, no dia 16 de junho, 16 alunos, juntamente com os professores Eduardo, Leonardo e André Quintão, participaram de uma visita técnica à Estrada de Ferro Vitória a Minas. A viagem, até Colatina, teve como objetivo a integração da teoria com a prática, possibilitando um ambiente interdisciplinar de aprendizado.
Na ida os alunos utilizaram transporte ferroviário e na volta, o transporte rodoviário, o que possibilitou a comparação entre as vantagens e desvantagens no transporte de cargas e passageiros.
Durante a visita os alunos puderam observar aspectos técnicos da implantação e operação de uma ferrovia, tais como infra-estrutura, superestrutura, material rodante, acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, impactos ambientais provenientes da operação ferroviária e algumas atividades logísticas no entorno deste sistema.
No mesmo dia, os alunos visitaram a obra do Enrocamento da Avenida Rio Doce, em Colatina, onde observaram a execução de um aterro hidráulico.
A próxima etapa desse trabalho será a contextualização com o transporte aquaviário. Estuda-se a viabilidade de levar os alunos a bordo de uma escuna, para que conheçam o complexo portuário de Vitória.
Redes Sociais