Alunos de Rochas Ornamentais participam de curso por meio do Projeto Pedreira-Escola
O curso foi ministrado entre os dias 16 e 22 de abril, na cidade de Ruy Barbosa, Bahia, tendo carga horária total de 52 horas. Os alunos foram acompanhados pelo professor do curso de Rochas Ornamentais, Antônio Luiz Pinheiro, que ressaltou a qualificação proporcionada pela atividade, que, segundo ele, colocou-se como uma complementação da parte prática já vivenciada no Cefetes, pela visão da realidade de uma pedreira.
Foram disponibilizadas 8 vagas para a participação do Cefetes, sendo uma ocupada pelo professor Antônio e as sete restantes, por alunos. Antônio afirmou que os critérios de escolha dos alunos participantes levaram em conta postura, participação e atitude, ou seja, o histórico "do saber e do fazer" apresentados desde os primeiros módulos.
Além do tema central do curso, os alunos também tiveram contato com atividades de artesanato mineral. Para os estudantes, o curso foi uma oportunidade de qualificação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. De acordo com a aluna Carla Pancini, o curso possibilitou o intercâmbio de informações com profissionais de diferentes regiões do Brasil que atuam na área de Rochas Ornamentais.
O diretor da Unidade de Cachoeiro de Itapemirim, Aloísio Carnielli, afirmou que já está em andamento o processo para que seja firmado um convênio entre o Cefetes e a CBPM, para que experiências como essa se repitam. Segundo o diretor, esse convênio contemplaria três eixos principais: troca de conhecimento e experiências entre Cefetes e CBPM, qualificação profissional e desenvolvimento de projetos e pesquisas.
A participação no curso foi custeada pelo Cefetes e pela CBPM, respectivamente com passagens e hospedagem, alimentação e translados. Carnielli afirmou que o intercâmbio de informações é importante e, dentro das possibilidades da Instituição em disponibilizar recursos isso será feito quando ficar entendido que a atividade visa complementar a qualificação.
Redes Sociais