Cefop inicia seu calendário 2010 de cursos de ressocialização para detentos
O programa utiliza a educação como estratégia de ressocialização dos detentos e atendimento às demandas do setor produtivo.
Reiniciam no dia 30 de março as atividades do Centro de Formação Profissional (Cefop), construído na Penitenciária Agrícola de Viana. A população carcerária poderá fazer o curso de solda – eletrodo revestido –, com carga horária de 150 horas.
Já a partir do dia 23 de março, o Ifes irá ofertar, no Instituto de Ressocialização Social da Glória, o curso de pintura imobiliária, com carga horária de 80h.
O Cefop é uma parceria entre as instituições: Ifes, Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer). Seu cronograma de oferta de cursos contempla também as penitenciárias de Linhares e de Cachoeiro de Itapemirim.
Segundo a gerente de Extensão Comunitária do Ifes, Regina Celia Ragassi, essas ações objetivam atender ao Projeto Político Pedagógico do Ifes e contribuir para a mudança do quadro social do Espírito Santo, além de utilizar a educação como estratégia de ressocialização dos detentos e atender às demandas do setor produtivo, que ultimamente vem empregando essa população após qualificação profissional.
Esse programa faz parte da Pró-Reitoria de Extensão e Produção e é coordenado pela Gerência de Extensão Comunitária.
Redes Sociais