Capes lança editais para intercâmbio científico
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior aceitará inscrições de projetos de pesquisa para intercâmbio científico com Espanha, Estados Unidos, Portugal e Bélgica.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes aceitará inscrições de projetos de pesquisa para intercâmbio científico com Espanha, Estados Unidos, Portugal e Bélgica.
Seleção de projetos para intercâmbio científico entre Brasil e Espanha
Estão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições para o Programa Capes-GDU. O objetivo da seleção é classificar projetos conjuntos de pesquisa nas seguintes áreas: Ciências Econômicas; Educação; Matemática; Ciências Biológicas; Meio Ambiente; Ciências do Mar; Tecnologia; Tecnologia de Alimentos; Química; Psicologia; Agricultura e o Controle de Pragas e Ciências do Esporte, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior – IES do Brasil e da Espanha.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no site:
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/espanha/capesdgu.
Para obter mais informações, clique aqui.
Bolsa Capes-Fulbright de estágio de doutorando nos EUA
Até o dia 30 de setembro, a Capes, por meio da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional, e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre o Brasil e os Estados Unidos – Fulbright aceitarão inscrições para a seleção de bolsistas para estágio de doutorando nos Estados Unidos. O objetivo é incrementar as pesquisas realizadas por doutorandos no país e estreitar as relações bilaterais entre esses dois países.
Para visualizar o formulário de inscrições, clique aqui.
Para obter mais informações, clique aqui.
Inscrições abertas para o Programa Capes-FCT
Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o Programa Capes-FCT. O objetivo do programa é selecionar projetos conjuntos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior – IES do Brasil e de Portugal, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. A duração máxima do financiamento dos projetos será de dois anos, podendo ser renovado por mais um ano.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/portugal/fct .
Para mais informações, clique aqui.
Editais para projetos científicos conjuntos entre universidades brasileiras e belgas
Estão abertas, até a primeira semana de agosto, as inscrições para a seleção de projetos científicos conjuntos entre universidades brasileiras e belgas. Serão dois editais voltados para as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Agroindústria e Engenharias.
O primeiro edital visa a apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, e pode ser acessado pelo endereço: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3907-programa-capeswbi.
O segundo tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico de docentes e discentes, e pode ser acessado pelo endereço: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3914-programa-capeswbi-parcerias.
Redes Sociais