Cursos de mestrado e doutorado passam por avaliação
Até o dia 14 de agosto, 2,9 mil programas de pós-graduação de todo o país serão avaliados.
Até o dia 14 de agosto, 2,9 mil programas de pós-graduação de todo o país serão avaliados. A análise será feita por cerca de 900 consultores e ocorrerá na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). Trata-se de uma avaliação trienal, realizada com base no universal sistema de avaliação por pares.
Os resultados da análise deverão ser divulgados no dia 13 de setembro e fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Os cursos que não possuem a recomendação da Capes não são autorizados pelo Ministério da Educação - MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados de mestre e doutor.
De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, a metodologia de avaliação por pares é preparada ao longo dos três anos que antecedem o exercício da trienal e implica em inúmeras reuniões e discussões com os coordenadores de áreas e consultores, sem interferência impositiva da Capes.
Mais informações sobre as ações da Capes podem ser obtidas no site www.capes.gov.br.
Fonte: http://www.gestaoct.org.br
Redes Sociais