Abertas as inscrições para o exame de certificação – Encceja 2010
O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade curricular apropriada. As inscrições vão até o dia 26 de setembro.
Estão abertas, até o dia 26 de setembro, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2010. Os interessados em obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental devem fazer a inscrição na página eletrônica do Inep. As provas serão realizadas em 12 de dezembro deste ano.
O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade curricular apropriada. Para ter direito à certificação, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. No ato da inscrição, os interessados poderão selecionar uma ou mais áreas de conhecimento para participar. O exame é formado por quatro provas: prova I – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; prova II – Matemática; prova III – História e Geografia; e prova IV – Ciências Naturais.
No dia de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 8h25min, para as provas aplicadas pela manhã; e abertos às 13h e fechados às 14h25min, para as provas aplicadas à tarde, de acordo com o horário de Brasília. Até o dia 16 de novembro, os participantes receberão o Cartão de Confirmação da Inscrição no endereço informado no momento da inscrição. A partir dessa data, a confirmação com endereço, hora, data e local de prova também estará disponível no sistema de acompanhamento da inscrição e no Fala Brasil, 0800 616161.
Os inscritos na edição de 2009, que foi adiada para este ano, deverão confirmar participação no sistema de inscrição, que também permitirá a alteração de dados cadastrais. Caso não haja confirmação, a inscrição será cancelada automaticamente.
A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais de educação, e cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação de conclusão do Ensino Fundamental.
Desde 2009, as certificações para o Ensino Médio são pleiteadas por meio da prova do Enem.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep
Redes Sociais