Pró-Reitoria de Ensino participa da reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente
O encontro teve como objetivo dar visibilidade sobre o papel do fórum em relação à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.
Servidores da Pró-Reitoria de Ensino participaram, na quarta-feira (17), da reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente – Fepad. O encontro teve como objetivo dar visibilidade sobre o papel do fórum em relação à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e fomentar a discussão para um diagnóstico real das necessidades de formação das redes estadual e municipal.
A reunião contou com a presença do secretário estadual de Educação, Haroldo Correa Rocha; do vice-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Reinaldo Centoducatte; do diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Ministério da Educação, Marcelo Soares; além de secretários municipais de Educação.
A Pró-Reitora de Ensino, Cristiane Tenan, falou sobre a história do Ifes e apresentou a estrutura da Instituição. “O Ifes atua desde o nível básico até o nível superior, contando ainda com 26 polos de educação a distância em todo o Estado, além dos campi”, destacou. Ela ressaltou ainda a importância de parcerias com as prefeituras para oferecer formação inicial aos professores.
Durante o evento, a coordenadora-geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor no Ifes, Cynthia Milanezi, também apresentou os cursos que a Instituição oferece para a formação dos professores. A aluna Dulce Aparecida Martins Pereira, da Licenciatura Presencial Especial em Química, do Parfor, participou da apresentação falando sobre as vantagens do curso e os principais problemas enfrentados pelos estudantes. Ela, que é graduada em Biologia e dá aulas na rede estadual de ensino, afirma que o esforço está sendo compensado. “A maioria dos alunos possui outra graduação ou não tem nenhuma. O curso é muito importante para a melhoria da nossa formação”, destacou.
Redes Sociais