Pronilo é debatido em Brasília
O objetivo é fomentar a realização de programas e projetos integrados de extensão comunitária e tecnológica nas instituições federais da rede.
Pró-reitores de Extensão, membros da Coordenação do Fórum de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext), reuniram-se entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro para discutir o Programa Integrado de Extensão “Nilo Peçanha” (Pronilo), em Brasília. O pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, que é coordenador da Regional Sudeste do Forproext, participou do evento.
O Pronilo é uma ação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica juntamente com a Setec-MEC, cujo principal objetivo é fomentar a realização de programas e projetos integrados de extensão comunitária e tecnológica nas instituições federais da rede.
Entre os objetivos do Pronilo estão: a contribuição para a erradicação do analfabetismo total e funcional por meio de formação profissional; o estímulo ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico, tendo como referência os arranjos produtivos locais; a promoção de acesso e permanência à educação profissional aos menos favorecidos; a criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da cultura empreendedora e da inovação tecnológica; além de favorecer a transferência de tecnologias no atendimento a setores produtivos com grande convergência e impacto na geração de emprego e renda.
Segundo Renato Meireles, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e coordenador do Forproext, “o Pronilo vem para consolidar e institucionalizar a extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e atender às demandas da sociedade em sintonia como as políticas públicas. É um programa do presente para uma extensão do futuro.”
Com informações da Assessoria de Comunicação do Forproext.
Redes Sociais