Tecnologias para ajudar pessoas com necessidades especiais são tema de conferência no Ifes
A conferência começou na quinta-feira (6), no campus Vitória do Ifes.
Profissionais e pesquisadores das áreas de engenharia e saúde estão reunidos, até sábado (8), para discutir os resultados de pesquisas e trocar experiências na ISSNIP Biosignals and Biorobotics Conference 2011. A conferência começou na quinta-feira (6), no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.
Nesta sexta-feira (7), o palestrante foi o professor de Engenharia Elétrica e Biomédica, Jose Principe, da Universidade da Flórida. Ele criou, em 1991, o laboratório de neuroengenharia para pesquisas sobre modelos de processamento de informações biológicas.
A programação segue com apresentação de trabalhos. Os trabalhos apresentados serão avaliados e os selecionados serão submetidos a uma publicação científica.
A palestra de abertura do evento, na quinta-feira (6), foi realizada pelo professor Dinesh Kumar, que lidera o grupo de pesquisa sobre biossinais na Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT) University, na Austrália. O professor é doutor em análise da atividade reflexa das crianças com paralisia cerebral.
No restante do dia, foram realizadas apresentações de trabalhos selecionados, relativos ao subtemas da conferência, e uma mesa-redonda com o tema “Cadeira robótica e andador inteligente”. O evento termina neste sábado (8), com tutoriais sobre “Biossinais para próteses” e “Eletromiografia (EMG) análise de sinais”.
Com o tema “Processamento de sinais biológicos e robótica para uma vida melhor e mais segura”, o evento também aborda os subtemas: engenharia biomédica em tecnologias assistivas; avanços em processamento de sinais biológicos; biossinais em interfaces homem-máquina; análise de imagens biomédicas para diagnóstico e biometria; e robôs para melhoria da qualidade de vida.
A participação na conferência é aberta a profissionais tanto de universidades, centros de pesquisa e empresas quanto de instituições relacionadas com a biometria, processamento de sinais biológicos e robótica de reabilitação.
Grupo de Pesquisa
O Ifes foi convidado a sediar o evento em função das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa de Processamento de Sinais e Telemedicina, que envolvem a aplicação de tecnologias em saúde e reabilitação. O grupo também participa de pesquisas na área de análise de imagens biomédicas, com destaque para os equipamentos biométricos empregados pela polícia técnica na captura da impressão digital, assinatura e foto de indivíduos.
Redes Sociais