Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação recebe R$ 9 milhões de investimentos
O investimento é destinado a editais que objetivam o desenvolvimento científico e a qualificação profissional dos capixabas.
Cerca de 300 pessoas, representando o meio acadêmico e o setor produtivo do Espírito Santo, estiveram presentes ao lançamento dos editais 2011 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. O evento foi realizado na quinta-feira (10), no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, e também foi prestigiado pelo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebelo Arantes, e diversos pró-reitores e diretores da Instituição.
Por meio dessa ação, o Governo do Estado anunciou o investimento de R$ 9 milhões para a execução de sete editais que objetivam o desenvolvimento científico e a qualificação profissional dos capixabas. De acordo com o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “os editais cumprem um papel fundamental, que é estimular a participação das instituições de ensino superior públicas e privadas a executarem atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”.
Na solenidade, o secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela, que já foi diretor-geral do campus Vitória, afirmou que as ações no setor de ciência e tecnologia estão alinhadas com as metas do plano nacional de CT&I, determinadas pelo ministério da Ciência e Tecnologia e, principalmente, com o eixo estratégico prioritário do Governo do Estado “Produção de Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento”. “Nós temos grandes projetos e grandes desafios. E tudo indica que estamos começando bem, pois o anúncio de 9 milhões de investimentos em CT&I nos dará condições para muitas realizações importantes no setor ao longo de 2011”, disse o secretário.
O governador Renato Casagrande destacou que os investimentos em estudos e pesquisas relacionados à ciência, tecnologia e inovações são muito importantes para o desenvolvimento do Espírito Santo, inclusive, de forma que as diversas regiões possam experimentar os avanços que já são realidade na área metropolitana.
“Nós podemos alcançar posição de destaque nacional ao incentivar os nossos pesquisadores, como no caso da cafeicultura brasileira, que obteve importantes saltos de qualidade com a colaboração de estudos realizados em território capixaba. Mais ainda, as pesquisas podem nos auxiliar em uma das metas prioritárias do Governo, que é promover a descentralização do desenvolvimento, fazendo chegar às diversas regiões do Estado, como forma de promover a qualidade de vida e de ampliar o leque de oportunidades para os nossos cidadãos”, disse.
O governador também afirmou que a administração pretende incentivar as grandes empresas a investir no desenvolvimento tecnológico do Espírito Santo, em parceria com os governos. “Podemos, juntos, gerar mais postos de trabalho e, por consequência, aproveitar melhor a produção de conhecimento que estamos estimulando com as bolsas da Fapes”. Renato Casagrande também demonstrou o interesse do Governo em ampliar a abrangência das bolsas do Funcitec, para alcançar também as pesquisas que possam contemplar o tema “sustentabilidade”, mas sempre, como ele mesmo gosta de ressaltar, dentro dos limites da responsabilidade fiscal, que também é um dos compromissos da atual gestão.
Os editais estão disponíveis na íntegra no site da Fapes. São eles:
Edital 01/2011 CNPq/FAPES – Desenvolvimento Científico Regional (DCR)
Edital 02/2011 CNPq/FAPES – Programa Primeiros Projetos (PPP)
Edital 03/2011 FAPES – Programa de Capacitação de Recursos Humanos – Bolsas de Mestrado (PROCAP VI)
Edital 04/2011 FAPES – Programa de Capacitação de Recursos Humanos – Bolsas-Doutorado (PROCAP VII)
Edital 05/2011 FAPES – Bolsa-servidor
Edital 06/2011 FAPES – Organização e Participação de Eventos
Edital 07/2011 FAPES – Estágio Técnico-científico
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
Redes Sociais