Campus Vitória inicia primeira turma do Centro de Formação Profissional de 2011 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Vitória inicia primeira turma do Centro de Formação Profissional de 2011
Início do conteúdo da página

Campus Vitória inicia primeira turma do Centro de Formação Profissional de 2011

Publicado: Segunda, 14 de Março de 2011, 15h09 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2011, 12h15

O projeto vai ofertar 200 vagas em cursos voltados para a formação profissional.

O Centro de Formação Profissional (Cefop), projeto desenvolvido pela Diretoria de Extensão do campus Vitória, iniciou, na sexta-feira (11), as aulas da primeira turma de 2011. O projeto, realizado desde 2007, é uma parceria entre as instituições: Ifes, Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Ao longo deste ano, será ofertado um total de 200 vagas em cursos voltados para a formação profissional, com 40 alunos em cada turma. Atualmente, as atividades são desenvolvidas no Complexo Penitenciário do Xuri, em Vila Velha, na Região Metropolitana da Grande Vitória, em um espaço físico de 1.000 metros quadrados cedidos pela Secretaria de Estado de Justiça.

O objetivo do Cefop é contribuir para a mudança do quadro social do Espírito Santo, além de utilizar a educação como estratégia de ressocialização dos detentos. A iniciativa também atende às demandas do setor produtivo, que ultimamente vem empregando essa população após qualificação profissional.

O reinício de suas atividades no mercado de trabalho é o primeiro passo para que pessoas em situação de privação de liberdade voltem ao convívio social. Além da aprendizagem voltada à formação profissional, ainda há a valorização das potencialidades de cada indivíduo.

Os cursos oferecidos pelo projeto têm dois eixos norteadores. Num primeiro momento, são propostos assuntos ligados à cidadania, como segurança, meio ambiente, empreendedorismo, solidariedade e saúde. Em seguida, são propostas as atividades voltadas à formação profissional específica, como pedreiro, bombeiro hidráulico, gesseiro e eletricista.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página