Proeja FIC Apenado realiza formatura da primeira turma
O reinício de suas atividades no mercado de trabalho é o primeiro passo para que pessoas em situação de privação de liberdade voltem ao convívio social. Foi esse passo que 25 apenados de cinco unidades prisionais do Espírito Santo deram, nesta quinta-feira (2), em sua formatura no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada, para pessoas em privação de liberdade – Proeja FIC Apenado.
Os detentos representam os 95 alunos da primeira turma do programa, realizado nas seguintes unidades prisionais: Penitenciária de Segurança Média II e Penitenciária de Segurança Máxima I, ambas em Viana; Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim; Penitenciária de Segurança Média de Colatina e Penitenciária de Linhares. Alguns dos formandos, do regime semi-aberto, já estão empregados.
Também participaram do evento o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes; o Diretor- Geral do campus Vitória, Ricardo Paiva, e a coordenadora geral do programa no Ifes, Regina Ragassi; além do secretário estadual de Justiça, Ângelo Roncalli; e da subsecretária de Educação Básica e Profissional, da Secretaria de Estado da Educação, Adriana Sperandio. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – Seger.
O programa é uma parceria do campus Vitória, do Ifes, com a Secretaria de Estado da Educação – Sedu e com a Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, e tem como objetivo não só facilitar a inserção do detento no mercado de trabalho, como também contribuir para sua ressocialização, depois do cumprimento da pena.
O formando Hélio Carlos Vieira foi o orador da turma e falou da importância do programa para a valorização dos alunos. Emocionado, citou um poema de sua autoria: “Nas grades que nos cercam, educação é um tesouro. Cheguei valendo ferro e irei embora valendo ouro”.
O reitor do Ifes enalteceu a iniciativa do programa. “Esse tipo de ação, assim como a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem nos presídios, são de absoluta importância para dar significado maior, mais humano, à supressão de liberdade dos apenados”, ressaltou. Também são sonhadas possibilidades maiores para o programa, como polos de educação a distância para oferta de educação técnica e ensino superior nas unidades prisionais, de acordo com o reitor.
O reitor destacou ainda o esforço que o estado faz para a escolarização dos detentos, possuindo um dos maiores índices de escolarização em penitenciárias do país. No ano passado, de acordo com pesquisa do Ministério da Educação – MEC, o Espírito Santo obteve o maior percentual do país em escolarização de apenados, com 21,76%, enquanto a média nacional foi de 17,3%.
Além da formatura oficial, serão realizados eventos simbólicos em três das cinco penitenciárias do estado onde funciona o programa. No dia 24, acontecerá a formatura no presídio Regional de Linhares e, nos dias 26 e 27, na penitenciária de Segurança Média de Colatina e na Regional de Cachoeiro de Itapemirim. Os eventos contarão com a presença da Diretoria de Extensão do campus Vitória, representando todo o Instituto.
A Secretaria de Educação é responsável pela elevação escolar dos alunos, com a conclusão do Ensino Fundamental; enquanto ao Instituto cabe a formação profissional dos apenados. O Ifes também realizou a preparação dos professores para atuarem nos presídios. O curso teve início no ano passado, com duração de 12 meses, e ofertou quatro formações iniciais da área de construção civil.
Confira as fotos da solenidade:
Redes Sociais