Empresa residente na Incubadora do Ifes desenvolve ferramenta para leitura de dados de energia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Empresa residente na Incubadora do Ifes desenvolve ferramenta para leitura de dados de energia
Início do conteúdo da página

Empresa residente na Incubadora do Ifes desenvolve ferramenta para leitura de dados de energia

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2011, 14h37 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29


O produto comercializado pela Zaruc é o TAD-E, uma ferramenta de transferência automática de dados de energia produzido, totalmente, no Ifes.



A inovação surge sempre de boas ideias – ideias que, muitas vezes, precisam ser trabalhadas, estudadas e reestruturadas antes de se tornarem, realmente, inovadoras. Para o professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Renato Tannure, consultor em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Zaruc, “inovação é conseguir transformar um protótipo em produto”. A Zaruc, empresa que desenvolve soluções em automação, surgiu a partir de um projeto do Diretor Comercial da Up Level Informática, Rubens Côrtes.

Em 2008, Rubens Côrtes percebeu que a demanda de um de seus clientes, a Escelsa, havia mudado. A central elétrica precisava não só de ler e imprimir os dados de energia, mas de realizar essa função de maneira automática. Foi então que o empresário decidiu apresentar o projeto de uma nova empresa à Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica do Ifes.

Formou-se, assim, a Zaruc, composta por pesquisadores do Ifes e por funcionários contratados, em parceria com a Up Level Informática. A partir daí, a ideia de um novo produto de leitura de dados de energia foi sendo estudada, o que possibilitou a criação do TAD-E. O aparelho é uma ferramenta de transferência automática de dados de energia produzido, no Ifes, por meio de pesquisas que possibilitassem a aplicação do produto, de forma prática e com baixo custo de venda.

Para Rubens Côrtes, ao elaborar um produto como o TAD-E, é necessário entender o cliente, a fim de chegar a uma solução simples, viável e prática. “Tornar uma ideia um produto vendível é complicado. Todos querem inovação, mas nem todos querem pagar por isso. Sem a integração com o Ifes, não seria possível chegar ao nosso objetivo”, afirmou o presidente da empresa.

Recentemente, a Zaruc recebeu certificação ISO 9000. Esse selo demonstra que a empresa atende a um modelo de garantia da qualidade, dando-lhe maior organização e credibilidade. Hoje, fazem parte da empresa os alunos do Ifes Wilherme Borchardt, Luan Carlos Oliveira e João Pedro Albuquerque; o técnico Eliã Mattos; o engenheiro Thiago Ornellas; o professor do Ifes e consultor em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Renato Tannure; a assistente administrativa Clenilda Amorim e o presidente da empresa, Rubens Côrtes.




 

registrado em:
Fim do conteúdo da página