Ifes realiza evento para apresentação da Rede Certific Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes realiza evento para apresentação da Rede Certific
Início do conteúdo da página

Ifes realiza evento para apresentação da Rede Certific

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Ao final do evento, foi apresentado o novo Edital Certific, que abre oportunidade aos campi interessados em participar da Rede Certific.



Na sexta-feira (29), o Ifes realizou evento de apresentação da Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede Certific, programa promovido em parceria entre o Ministério da Educação – MEC e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento ocorreu no auditório da Reitoria.

A abertura foi feita pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e pelo diretor de Ensino Técnico, Altair Peterle. Em seguida, o diretor-geral do campus Piúma, César Ademar Hermes, falou sobre a participação do campus na Rede Certific.

A coordenadora-geral de Políticas de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, Mariângela de Araújo Póvoas, explicou como funciona o programa. “O objetivo do programa é possibilitar que o trabalhador volte à sala de aula para iniciar ou concluir os estudos”, ressaltou.

E a professora Emanoelle Marcos, do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC; contou como foi a experiência da Instituição para implantação da Rede Certific.

No encerramento do evento, foi apresentado o novo Edital Certific, que abre oportunidade aos campi interessados em participar da Rede Certific. Atualmente, apenas os campi de Alegre e Piúma fazem parte do programa.

O programa

A Rede Certific é um programa de certificação de saberes informais adquiridos ao longo da vida, a fim de reconhecer o conhecimento obtido nas seguintes áreas: música, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica ou pesca.

Os trabalhadores passam por um processo de reconhecimento, em que seus conhecimentos são avaliados, e, se aprovados, recebem a certificação. O programa também atua na oferta de cursos de formação inicial, integrando a educação básica com o aprendizado técnico. Não há custos e nem limite de vagas.

Ao todo, 37 escolas de todo Brasil oferecem esse recurso de certificação e de formação inicial continuada.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página