Fapes aprova 19 projetos do Ifes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Fapes aprova 19 projetos do Ifes
Início do conteúdo da página

Fapes aprova 19 projetos do Ifes

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2011, 18h53 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Trata-se de uma oportunidade para articulação da cultura, ciência e tecnologia para a instituição. 

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – IC Jr, da Fundação de Amparo à Pesquisa no Espírito Santo – Fapes, aprovou 19 projetos coordenados por pesquisadores de diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

Cada projeto aprovado possui recursos da ordem de R$ 5 mil, de 5 a 10 bolsas de IC Júnior para alunos do Ensino Médio regularmente matriculados em uma escola da Rede Estadual, e uma bolsa de monitor para aluno de graduação.

Alguns desses projetos poderão ser espaço de ensino para a rede pública, de extensão do Ifes nas escolas estaduais e, também, de desenvolvimento de pesquisa em Educação Científica.

Esses projetos se constituem como estratégias complementares de construção de conhecimento científico contextualizado, promovendo uma visão ampliada de mundo e a integração dos conteúdos programáticos normalmente trabalhados no Ensino Médio. “Trata-se de uma oportunidade ímpar de articulação da cultura, ciência e tecnologia para a instituição", afirma o professor Sidnei Quezada, coordenador do Programa em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, que teve seu projeto aprovado.

Confira alguns dos projetos aprovados:

Projeto: O ensino da divisão celular: compreensão de conceitos e uso de modelos didáticos
Coordenadora: Isabel de Conte Carvalho de Alencar (campus Santa Teresa)
Monitor: campus Santa Teresa
Bolsistas IC Jr: 5 alunos do campus Santa Teresa e 5 alunos do campus Vitória

Projeto: ReConhecendo o Rio Jucu: história, ciência e questões socioambientais
Coordenadora: Manuella Villar Amado (campus Vila Velha)
Monitor: Ufes
Bolsistas IC Jr: 10 alunos da EEEFM Emílio Oscar Hülle (Marechal Floriano)

Projeto: Alfabetização Científica e a Produção de Celulose e Papel
Coordenadora: Cynthia Torres Daher Fortunato (campus Aracruz)
Monitor: Discente da Faculdade de Aracruz (FAACZ)
Bolsistas IC Jr: 5 alunos da EEEM Misael Pinto Netto (Aracruz)

Projeto: Criatividade e inovação no ensino profissionalizante.
Coordenação: Eglair Carvalho e Heraldo Silva Filho (campus Vitória)
Monitor: Ifes
Bolsistas IC Jr: 5 alunos do Colégio Estadual do Espírito Santo e 5 alunos do Ifes.

Projeto: “Cine Clube da Escola”
Coordenador: Maria Geralda Oliver Rosa (campus Vila Velha)
Monitor: Discente do Curso de Licenciatura do Ifes
Bolsistas IC Jr: 5 alunos da EEEFM Agenor de Souza Lé (Vila Velha)

Projeto: Horta Escolar: aprenda cultivando hortaliças
Coordenadora: Bráulio Luciano Alves Rezende (campus Vila Velha)
Monitor: Discente do Ifes
Bolsistas IC Jr: 6 alunos da EEEFM Agenor de Souza Lé (Vila Velha)

Projeto: O Impacto do Programa Bolsa Família na Educação das Crianças e Jovens Pertencentes às Famílias Beneficiadas no Município de Guarapari/ES
Coordenadora: Simone de Souza (campus Guarapari)
Monitor: Discente da Faculdade Pitágoras de Guarapari
Bolsistas IC Jr: 8 alunos do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do campus Guarapari

Projeto: Coleta Solidária do Lixo em Guarapari
Coordenadora: Elisabete Corcetti (campus Guarapari)
Monitor: Discente do Ifes
Bolsistas IC Jr: 9 alunos do 1º ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio do campus Guarapari

Projeto: Limnologia e assembleia de crustáceos decápodes no Rio Piúma
Coordenadora: Janaina Mitsue Kimpara (campus Piúma)
Monitor: Discente do campus de Alegre
Bolsistas de IC Jr: 6 alunos do campus Piúma

Projeto: Avaliação do incômodo pela poluição do ar na região sul do ES
Coordenadora: Professora Milena Machado de Melo (campus Guarapari)
Monitor: Discente da Faculdade Pitágoras de Guarapari
Bolsistas IC Jr: 7 alunos do curso técnico integrado em Administração do campus Guarapari
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página