Professor do campus Cachoeiro lança obra na 5ª Bienal Capixaba do Livro
O lançamento será neste sábado (8), às 15 horas, no estande da Livraria Logos.
O professor José Pontes Schayder, do campus Cachoeiro de Itapemirim, lança o livro “Como se tem escrito a história do Espírito Santo” na 5ª Bienal Capixaba do Livro, neste sábado (8), às 15 horas, no estande da Livraria Logos. A Bienal é realizada no Shopping Norte Sul, em Vitória. Escrita na forma de ensaio, a obra é classificada pelo autor como um exercício de micro-história.
O professor defende que, “para além das tradicionais narrativas sobre o Espírito Santo, há uma nova maneira de conceber a história regional”. Focado nessa ideia-matriz, faz uma reflexão sobre como tem sido, até hoje, na sua visão, as relações da maioria dos historiadores capixabas com os poderes políticos, econômicos e midiáticos locais e, então, propõe um “novo tipo” de escrita histórica.
Na parte final do texto, tomando como pretexto as biografias de dois imigrantes portugueses em terras capixabas, Schayder demonstra como se pratica esse novo método de trabalho historiográfico, através do qual, segundo ele, ao se estudar as “coisas miúdas”, “os mecanismos que movem a sociedade global são revelados”. O autor, inspirado no poeta John Donne, que afirmou ser possível “ver o mundo num grão de areia”, elaborou a regra de ouro de seu ofício de historiador regional: “o micro deve desnudar o macro”.
Redes Sociais