Aluno recém-formado no campus Vitória expõe projeto na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia
Foi desenvolvido um sensor eletrônico que mede velocidades instantâneas de rotação, função utilizada nos estudos de dinâmica em laboratórios de Física.
O egresso do curso Técnico em Eletrotécnica do campus Vitória, Nathanael Nardoto Baptista, expôs o projeto “Sensor Óptico de Rotação para Aplicações Didáticas em Laboratórios de Física” durante a 8ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 17 a 21 de outubro. O trabalho foi aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic Jr., em dezembro de 2010.
O projeto consiste em um sensor eletrônico que mede velocidades instantâneas de rotação, função utilizada nos estudos de dinâmica em laboratórios de Física. Além disso, o sensor também funciona como um gravímetro, aparelho utilizado para determinar a gravidade específica de um sólido ou líquido, e cuja precisão é bastante adequada para aplicações em laboratórios didáticos de Física.
O equipamento desenvolvido conta com software para interpretação dos dados, em tempo real, no computador através da geração de dados simultânea à coleta dos mesmos. O estudante recebe mensalmente uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa – Fapes.
Trabalhos como esse são considerados um ganho enorme na formação dos estudantes que, a partir do foco definido no trabalho, desenvolve habilidades e ferramentas extras ao aprendizado de sala de aula. “Nathanael teve uma evolução intelectual em função da metodologia científica que é empregada no desenvolvimento do projeto”, elogiou o professor Célio Marques, orientador do trabalho.
Redes Sociais