Fapes oferta bolsas para o Programa Ciência sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Fapes oferta bolsas para o Programa Ciência sem Fronteiras
Início do conteúdo da página

Fapes oferta bolsas para o Programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2012, 17h10 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

São ofertadas 15 bolsas para pesquisas que sejam realizadas no Espírito Santo.

Está aberto edital para o Programa Ciência sem Fronteiras, parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Fapes. Além destes órgãos, fazem parte da seleção o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e o Ministério da Educação - MEC.

Os interessados em participar do processo de seleção para as bolsas Atração de Jovens Talentos (BJT) e Pesquisadores Visitantes Especiais (PVE) têm até o dia 15 de fevereiro de 2012 para encaminhar suas inscrições.

A Fapes, em conjunto com o CNPq e a Capes, está ofertando mais 15 bolsas, além das previstas no edital, para pesquisas que sejam realizadas no Espírito Santo, sendo dez bolsas Atração de Jovens Talentos e cinco bolsas para Pesquisadores Visitantes Especiais.

O Programa

O Programa Ciência sem Fronteiras visa a promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica.

A Bolsa Atração de Jovens Talentos (BJT) tem por objetivo atrair e estimular a fixação no Brasil de jovens pesquisadores residentes no exterior, preferencialmente brasileiros, que tenham destacada produção científica e tecnológica. A bolsa tem duração entre 12 e 36 meses.

Já a Bolsa Pesquisador Visitante Especial (PVE) pretende fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional, por meio da atração de lideranças internacionais que tenham destacada produção científica e tecnológica.

A duração é de dois a três anos, com permanência mínima no Brasil de um mês e máxima de três meses a cada ano, em estadias contínuas ou não. O pesquisador indicado para a bolsa deve ter reconhecida liderança científica internacional nas áreas prioritárias do Programa.

Todas as propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via Internet, por intermédio do formulário de propostas online, por meio do Portal Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapes
 

 

registrado em:
Assunto(s): Pesquisa , Bolsa de Estudos , MEC
Fim do conteúdo da página