Diretor de universidade alemã visita o Ifes
O diretor de laboratório apresentou a sua instituição a servidores do Ifes e falou sobre as possibilidades de interação entre as instituições.
O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes recebeu, nesta segunda-feira (5), a visita do professor Wolfgang Vollmann, da Universidade de Ciências Aplicadas de Beuth, em Berlim, Alemanha. Vollmann é diretor de laboratório, nas áreas de Técnica em Física e Física Médica, na universidade.
Pela manhã, o professor se encontrou com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes. Em seguida, ele participou de uma reunião no campus Vitória, onde os diretores de Pós-graduação, Marcelo Lucas Machado; e de Pesquisa, Roquemar Baldam; fizeram uma apresentação sobre o Instituto.
Houve também apresentação sobre as atividades de extensão desenvolvidas pelo campus, realizada pelo diretor de Extensão do campus Vitória, Sérgio Zavaris. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Rodrigo Varejão; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Propemm, Adonias Ribeiro, apresentaram as atividades de pesquisa vinculadas às suas respectivas áreas.
O professor alemão também falou sobre a instituição onde trabalha, explicando as atividades que desenvolve na universidade e as possibilidades de interação entre as instituições, tais como bolsas de intercâmbio e oportunidades de estágio junto a empresas alemãs, no caso de alunos concluintes.
Ainda no campus Vitória, foi realizada uma visita aos laboratórios, como o de Metalografia e de Redução, para troca de ideias sobre as atividades desenvolvidas no campus.
À tarde, o professor foi ao campus Serra, onde se reuniu com o diretor-geral do campus, Ademar Stange, o coordenador adjunto de Pesquisa, Renato Tanure; o gerente de Gestão Educacional, José Geraldo; o responsável pelo Grupo de Energias Renováveis para Automação do campus, Wagner Teixeira; e professor responsável pelos estudos superiores em Informática, Hilario Seibel.
Durante a reunião, foi apresentada a estrutura do campus, como laboratórios, salas de aula e infraestrutura, além da Incubadora e do Centro de Educação a Distância, que estão sediados no campus Serra. Também foram apresentadas as futuras instalações, como o Centro de Convenções e a nova biblioteca.
A reunião abordou ainda as áreas nas quais o campus atua, como Robótica, Telecomunicações e Energias Renováveis. A visita prosseguiu com a apresentação de setores do campus Serra, como a Incubadora e laboratórios.
O professor Vollmann explicou como poderiam ocorrer as interações entre o Ifes a universidade onde trabalha e a importância de intercâmbio de estudantes entre as instituições. Ele também contou sua experiência junto a Universidade Federal do rio de Janeiro -UFRJ, onde três estudantes alemães foram estudar. Vollmann também falou sobre a possibilidade de estudantes brasileiros obterem orientação com professores alemães, além de possíveis estágios junto a empresas da Alemanha.
Redes Sociais