Professora do campus Guarapari realiza pesquisa sobre lagoa Juparanã
A pesquisa aborda a avaliação ambiental integrada como subsídio ao manejo de lagoas costeiras do Espírito Santo.
A professora de biologia do campus Guarapari, Fabíola Chrystian Oliveira Martins, realiza pesquisa limnológica para a conservação e planejamento ambiental de ecossistemas lacustres da região do Baixo Rio Doce, no município de Linhares. O estudo resultará em sua tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.
A pesquisa aborda a avaliação ambiental integrada como subsídio ao manejo de lagoas costeiras do Espírito Santo. A lagoa Juparanã, em Linhares, foi escolhida como estudo de caso por ser uma das maiores em volume de água doce do Brasil e apresentar relevante importância local quanto aos seus múltiplos usos: irrigação, abastecimento público, piscicultura, lazer e turismo.
A professora concedeu entrevista ao programa Globo Universidade, nos dias 30 de abril e 1º de maio, falando sobre a importância do estudo tanto para a sociedade quanto para a comunidade científica. A equipe acompanhou a rotina de trabalho da professora na lagoa Juparanã, junto com seu orientador. O programa será exibido na primeira semana de julho.
Redes Sociais