Ações de cidadania fazem parte de projeto dos estudantes do campus Aracruz
Como parte das atividades de prática social e atitude cidadã, alunos e servidores do campus visitaram a Casa de Acolhimento “Recanto Feliz”.
Os alunos das turmas do 2º ano dos cursos técnicos em Química e em Mecânica Integrados ao Ensino Médio, do campus Aracruz, estão desenvolvendo o projeto “Making a difference”, juntamente com a professora da disciplina de Inglês, Rosângela Guimarães Seba.
O objetivo do projeto é conscientizar os alunos do sobre a importância de promover ações de cidadania que façam diferença para a sociedade e para a vida deles. Dessa maneira, eles podem fazer a diferença na vida das pessoas e adquirir uma visão mais ampla sobre a sociedade, pois essa postura cidadã também é cobrada pelas empresas no atual mercado de trabalho.
O projeto integra parte das atividades e discussões realizadas em sala de aula a partir de textos em língua inglesa, privilegiando a reflexão sobre os Paradoxos da Modernidade (“Modern Paradox”).
No dia 30 de junho, aproximadamente 140 alunos assistiram à palestra: “The dimensions of Citizenship to Make a Difference” ministrada pelo sociólogo Rodolpho Rangel, coordenador de Integração Escola-Empresa do campus Aracruz.
Em seguida, alunos e servidores realizaram a prática social e a atitude cidadã evidenciada durante a palestra, com uma visita à Casa de Acolhimento “Recanto Feliz”, localizada no distrito de Guaraná, no município de Aracruz. A casa possui, atualmente, 47 crianças e adolescentes acolhidos em função de diversas situações de risco social a que estavam submetidos.
Durante a visita, os alunos e os servidores fizeram doações de roupas, alimentos e materiais escolares. Também houve uma confraternização com lanche e atividades recreativas, que promoveu a integração entre os estudantes do campus e as crianças e adolescentes da casa de acolhimento.
O projeto “Making a difference” seguirá durante o semestre letivo. Segundo a professora Rosângela, as próximas atividades preveem apresentações de trabalhos escritos por meio de cartazes, que serão expostos no campus; e também em um livro, construído pelos próprios alunos, contando sobre todas as experiências realizadas no projeto.
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