Diretoria de Graduação prorroga inscrição para edital para Programa de Educação Tutorial
O edital tem por objetivo a criação de até 60 novos grupos PET destinados à ampla concorrência das Instituições de Ensino Superior.
A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Graduação, divulga o Edital MEC/SESU/SECADI - Programa de Educação Tutorial – PET 2012 (Edital N.11/2012, de 19 de julho de 2012). Os interessados deverão enviar as propostas, de acordo com o Modelo de Proposta PET 2012, para o e-mail projetoensino@ifes.edu.br, impreterivelmente, até o dia 22 de agosto. As propostas serão avaliadas por uma Comissão que fará a seleção dos projetos que serão submetidos ao edital. A seleção será realizada utilizando os critérios definidos no edital.
O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
As propostas devem estar articuladas ao Projeto Pedagógico do Ifes e alinhadas às políticas e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação.
Serão aceitas propostas de grupos PET que tenham abrangência interdisciplinar, de grande área de conhecimento, institucional ou vinculado a curso específico.
O edital tem por objetivo a criação de até 60 novos grupos PET destinados à ampla concorrência das Instituições de Ensino Superior e serão distribuídos da seguinte forma:
Lote I: até 15 grupos PET associados a cursos de graduação, que serão criados iniciando suas atividades com quatro bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976, e que realizarão um processo de consolidação gradual até o máximo de 12 bolsistas ao final de três anos.
Lote II: até 15 grupos PET que possuam foco no trabalho com comunidades populares urbanas, campo, quilombola ou indígenas, voltados à diversidade social, constituído exclusivamente por bolsistas em condição de vulnerabilidade social e econômica, conforme critérios descritos no item 4.3.1 deste Edital, formados com no máximo 12 bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976. As propostas poderão ter escopo/abrangência interdisciplinar, institucional, de grande área do conhecimento ou vinculado a curso específico.
Lote III: até 30 grupos PET vinculados aos cursos de engenharia que tenham como foco, sem prejuízo dos demais objetivos do Programa de Educação Tutorial, a promoção e a produção da inovação tecnológica. Os grupos PET candidatos a este lote serão formados com no máximo 12 bolsistas, a serem selecionados de acordo com o art. 17 da Portaria MEC nº 976. As propostas deverão necessariamente estar vinculadas a um curso específico de engenharia na IES ou estar vinculadas à grande área de conhecimento “engenharias” –agrupando um conjunto de cursos de engenharia na IES.
Redes Sociais