Ifes, Ufes e Sesa assinam termo de cooperação para implantação do Programa Telessaúde-ES
O Telessaúde é um programa nacional do Ministério da Saúde que tem o objetivo de integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência.
Na quarta-feira (22), foi realizado em Vitória o Seminário de Lançamento do Telessaúde Espírito Santo, quando foi assinado o Termo de Cooperação entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo – Sesa e a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes para implantação do Programa Telessaúde-ES. Além da assinatura do Termo de Cooperação, foram realizados ainda mesa-redonda, debate e oficina.
O Telessaúde é um programa nacional do Ministério da Saúde que tem o objetivo de integrar as equipes de saúde da família das diversas regiões do país com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde por meio da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e pelo aumento de atividades de prevenção de doenças.
Participaram do seminário o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; o secretário de Estado de Saúde, Tadeu Marino, e Emílio Mameri, representando a Ufes. O evento contou com a presença do pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, do diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; do diretor-geral do campus Vila Velha, Roberto Pereira Santos; e do diretor de Extensão do campus Vitória, Sergio Zavaris; e do coordenador do Núcleo Estadual do Programa, Rodrigo Varejão Andreão, que também é professor do campus Vitória, onde o projeto é desenvolvido.
Também estavam presentes a consultora técnica do Programa Nacional de Telessaúde, Rosimeira de Andrade; o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Ary Messina; e a coordenadora do comitê Gestor do Telessaúde-ES, Solange Loss Corradi.
Os professores Rodrigo Varejão Andreão e Marcelo Queiroz Schimidt coordenam a implantação do programa, que hoje possui 24 municípios cadastrados e outros 32 em fase de implantação. Para atender aos usuários, o programa conta com o professor da Ufes Thiago Dias Sarti, como médico regulador, além de uma equipe de Teleconsultores especialistas das áreas da saúde.
Redes Sociais