Servidor do Neab ministra palestra em evento de educação matemática Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Servidor do Neab ministra palestra em evento de educação matemática
Início do conteúdo da página

Servidor do Neab ministra palestra em evento de educação matemática

Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2012, 17h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2012, 17h39

A palestra apresentou as contribuições negroafricanas no pensamento matemático e como essas contribuições aparecem no ensino da Matemática.

O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab do Ifes, Gustavo Henrique Forde, ministrou a palestra "Etnomatemática: africanidades e formação de professores", encerrando o IV Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro, ocorrido de 24 a 26 de outubro, em Teófilo Otoni, Minas Gerais.

A palestra mostrou as contribuições negroafricanas no pensamento matemático e como essas contribuições aparecem no ensino da Matemática. “Há possibilidades de nós trabalharmos o ensino matemático a partir de uma matriz africana, ou seja, um ensino com formação na África”, explica Gustavo. Segundo ele, o ensino da Matemática é prioritariamente de origem grecorromana e europeia e, com isso, as contribuições do pensamento africano na Matemática é quase invisível.

Neab
O Neab se dedica a ações de ensino, pesquisa e extensão com foco em relações étnico-raciais e afrodescendência. A iniciativa contempla os pressupostos da Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio do país.

O núcleo é composto por professores, alunos e técnicos-administrativos que se reúnem periodicamente no campus Vitória. Os interessados em conhecer a proposta de trabalho ou em participar das reuniões do Neab podem entrar em contato com Gustavo Henrique Araújo Forde, por meio do e-mail neab@ifes.edu.br.
 

 

registrado em:
Assunto(s): Palestra , negroafricano , povo
Fim do conteúdo da página