Alunos da pós em Gestão Estratégica de Negócios vivenciam programa de treinamento desenvolvido por grandes empresas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Alunos da pós em Gestão Estratégica de Negócios vivenciam programa de treinamento desenvolvido por grandes empresas
Início do conteúdo da página

Alunos da pós em Gestão Estratégica de Negócios vivenciam programa de treinamento desenvolvido por grandes empresas

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2013, 17h44 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2013, 18h22

Os alunos, separados em equipes, receberam responsabilidades para realizar um jantar e apresentar um miniplano de negócios. 



Os alunos da pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, curso oferecido pelo campus Guarapari, vivenciaram o desafio de montar um plano de negócios para um restaurante e preparar um jantar para 40 pessoas, nessa primeira semana de março. As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Prospecção de novos negócios, que utilizou o conceito de “learning-by-doing” (aprender fazendo).

Os trabalhos foram divididos em algumas etapas e os alunos, separados em equipes, receberam responsabilidades para realizar um jantar e apresentar um miniplano de negócios. As divisões corresponderam às equipes de coquetel de entrada; prato principal e sobremesa; organização, decoração, mesas e bebidas; e planos de negócios. Cada equipe ainda recebeu um apoio técnico de um tutor especialista nas áreas de cada atividade.

Os recursos oferecidos aos estudantes foram escassos e as equipes precisaram trabalhar de maneira integrada. Logo após o jantar, a professora Elisabete Corcetti explorou os aprendizados e competências desenvolvidas pela atividade. Segundo a professora, através dessa metodologia de ensino, os alunos vivenciaram as dificuldades e desafios de um novo empreendimento, bem como os comportamentos que auxiliam no alcance dos resultados.

Segundo os alunos Jeisa da Rocha Costa e Paulo Roberto Borghi Moreira, a disciplina propiciou uma experiência de vivência única, pois pôde agregar informações reais de como montar um empreendimento desde a criação do plano de negócio até a simulação de sua inauguração, que foi o restaurante italiano “Cantina de Mare”. As etapas passaram pela organização estrutural e divulgação; criação e preparação do coquetel de entrada, bem como do prato principal.

 

Fim do conteúdo da página