Alunos e professores do Ifes têm trabalho aceitos em eventos na área de Tecnologia da Informação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Alunos e professores do Ifes têm trabalho aceitos em eventos na área de Tecnologia da Informação
Início do conteúdo da página

Alunos e professores do Ifes têm trabalho aceitos em eventos na área de Tecnologia da Informação

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2013, 16h46 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2013, 16h46

Alunos dos campi Serra e Vitória apresentaram trabalhos no IV Simpósio de Tecnologia da Informação, realizado no Rio Grande do Sul.

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes apresentaram trabalhos no IV Simpósio de Tecnologia da Informação – STIN, realizado de 13 a 17 de maio, na Universidade de Cruz Alta – Unicruz, no Rio Grande do Sul. O evento foi concebido com o objetivo de criar um ambiente para discussão e divulgação de produções acadêmicas, de pesquisa e de soluções empresarias na área de Tecnologia da Informação.

A aluna Juliana Amorim Guimarães, do Bacharelado em Sistemas de Informação do campus Serra, e os professores Hilário Seibel Júnior, Flavio Severiano Lamas de Souza e Karin Satie Komati apresentaram o trabalho “Um Sistema de Interpretação de Libras usando o Sensor Kinect". A apresentação foi no formato de pôster e é resultado do projeto associado ao edital Programa Institucional de Formação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa – Progrupos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

Outro trabalho aceito e apresentado oralmente foi "Localização Automática de Placas de Automóveis e Extração de Caracteres das Placas", desenvolvido pelo aluno da pós-graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Inteligentes aplicados à Automação do campus Vitória, Felipe Suprani Marques. Ele foi orientado pela professora do campus Serra, Karin Satie Komati.

Fórum Internacional de Software Livre
O professor Gilberto Sudré, do campus Serra, teve um trabalho sobre Computação Forense aceito para o Fórum Internacional de Software Livre – FISL, que acontecerá em julho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com 14 anos de realização, o evento é um dos mais significativos encontros de comunidades de Software Livre na América Latina.

O trabalho apresentará os principais conceitos sobre os crimes virtuais, a legislação específica, a investigação de crimes na Internet e a perícia computacional forense, área da computação responsável em buscar pelas evidências digitais de crimes cometidos com o uso do computador.

Serão apresentadas também as funções do Perito Criminal da área de Informática, incluindo a carreira, os desafios e métodos utilizados por esse profissional, com a abordagem de diversos exemplos de casos reais e softwares utilizados e desenvolvidos para a área.
 

registrado em:
Assunto(s): software , computação , tecnologia
Fim do conteúdo da página