Alunos e professores do Ifes têm trabalho aceitos em eventos na área de Tecnologia da Informação Ir direto para menu de acessibilidade.
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Alunos e professores do Ifes têm trabalho aceitos em eventos na área de Tecnologia da Informação
Início do conteúdo da página

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2013, 16h46 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2013, 16h46

Alunos dos campi Serra e Vitória apresentaram trabalhos no IV Simpósio de Tecnologia da Informação, realizado no Rio Grande do Sul.

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes apresentaram trabalhos no IV Simpósio de Tecnologia da Informação – STIN, realizado de 13 a 17 de maio, na Universidade de Cruz Alta – Unicruz, no Rio Grande do Sul. O evento foi concebido com o objetivo de criar um ambiente para discussão e divulgação de produções acadêmicas, de pesquisa e de soluções empresarias na área de Tecnologia da Informação.

A aluna Juliana Amorim Guimarães, do Bacharelado em Sistemas de Informação do campus Serra, e os professores Hilário Seibel Júnior, Flavio Severiano Lamas de Souza e Karin Satie Komati apresentaram o trabalho “Um Sistema de Interpretação de Libras usando o Sensor Kinect". A apresentação foi no formato de pôster e é resultado do projeto associado ao edital Programa Institucional de Formação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa – Progrupos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.

Outro trabalho aceito e apresentado oralmente foi "Localização Automática de Placas de Automóveis e Extração de Caracteres das Placas", desenvolvido pelo aluno da pós-graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Inteligentes aplicados à Automação do campus Vitória, Felipe Suprani Marques. Ele foi orientado pela professora do campus Serra, Karin Satie Komati.

Fórum Internacional de Software Livre
O professor Gilberto Sudré, do campus Serra, teve um trabalho sobre Computação Forense aceito para o Fórum Internacional de Software Livre – FISL, que acontecerá em julho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com 14 anos de realização, o evento é um dos mais significativos encontros de comunidades de Software Livre na América Latina.

O trabalho apresentará os principais conceitos sobre os crimes virtuais, a legislação específica, a investigação de crimes na Internet e a perícia computacional forense, área da computação responsável em buscar pelas evidências digitais de crimes cometidos com o uso do computador.

Serão apresentadas também as funções do Perito Criminal da área de Informática, incluindo a carreira, os desafios e métodos utilizados por esse profissional, com a abordagem de diversos exemplos de casos reais e softwares utilizados e desenvolvidos para a área.

registrado em:
Assunto(s): software , computação , tecnologia