Campus Piúma promove conscientização quanto ao uso de substâncias psicoativas com os alunos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Piúma promove conscientização quanto ao uso de substâncias psicoativas com os alunos
Início do conteúdo da página

Campus Piúma promove conscientização quanto ao uso de substâncias psicoativas com os alunos

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 18h01 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2013, 18h45

A iniciativa teve como objetivo tirar dúvidas dos estudantes sobre o consumo de substâncias psicoativas e suas implicações, com foco na conscientização dos jovens.



A Coordenadoria de Apoio ao Educando – CAE do campus Piúma promoveu, no dia 3 de setembro, o evento “As Interfaces das Substâncias Psicoativas no Contexto Escolar”. A atividade contou com a participação de 260 alunos, nos turnos da manhã e da tarde. A iniciativa teve como objetivo tirar dúvidas dos estudantes sobre o consumo de substâncias psicoativas e suas implicações, com foco na conscientização dos jovens.

Os estudantes foram divididos em grupos de trabalho e participaram de dinâmicas de acordo com os temas abordados. Um dos grupos trabalhou a percepção e a noção do autoconceito relacionada à autoestima. O grupo teve como facilitador o grupo Amor-Exigente – Regional Vitória e o Centro de Estudos e Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas – Cepad, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O Instituto Nova Aliança debateu com os estudantes o tema “A percepção da equipe profissional de uma clínica de tratamento de dependência química sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas: quebrando paradigmas”, com a apresentação de uma equipe profissional formada por psiquiatra, psicóloga, assistente social, terapeuta em dependência química e enfermeiro.

Outro grupo assistiu ao filme “Meu nome não é Johnny”. Após a exibição, os alunos discutiram a história e elaboraram cartazes com imagens, palavras e desenhos a fim de representar a vivência do grupo de trabalho. E o professor Antonio Messias de Aquino Junior falou sobre “Uso de substâncias potencializadoras por atletas”, em que os estudantes produziram vídeos a partir das informações debatidas na dinâmica.

Já os representantes da Prefeitura de Piúma ministraram palestra sobre álcool e outras drogas e explicaram como está estruturada a rede de serviços municipais de saúde mental. O professor Antonio Messias de Aquino Junior falou sobre o uso de substâncias estimulantes, suas consequências e trouxe relatos de experiências coletados nos meios de comunicação. No final da dinâmica, os alunos produziram vídeos com seus telefones celulares sobre o tema discutido.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página