Aluna do campus Cachoeiro apresenta pesquisa sobre tratamento de efluentes no setor de Rochas Ornamentais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Aluna do campus Cachoeiro apresenta pesquisa sobre tratamento de efluentes no setor de Rochas Ornamentais
Início do conteúdo da página

Aluna do campus Cachoeiro apresenta pesquisa sobre tratamento de efluentes no setor de Rochas Ornamentais

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2013, 16h47 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2013, 16h59

O trabalho utilizou amido de milho gelatizado para promover a floculação dos efluentes do processo de polimento de rochas ornamentais.



A estudante Bruna Corrêa Alves, da graduação em Engenharia de Minas do campus Cachoeiro de Itapemirim, apresentou a sua pesquisa científica no 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Goiânia – GO, de 15 a 19 de setembro. A pesquisa, orientada pelo professor Maurício Sartori, é intitulada "Uso do amido de milho como floculante no tratamento de efluentes de polimento de rochas ornamentais".

O setor de Rochas Ornamentais é um segmento da Mineração que trata da extração e beneficiamento de jazidas minerais com características estéticas peculiares. O beneficiamento de rochas ornamentais, de uma maneira geral, ocorre em duas etapas: Serragem e Polimento. Durante o processo de polimento é gerada uma grande quantidade de efluentes e, na maioria das indústrias, o tratamento desses efluentes é realizado por meio da sedimentação precedida de floculação, com o uso de um polímero floculante sintético.

O trabalho apresentado pela estudante teve como objetivo promover ensaios laboratoriais com amido de milho gelatizado para promover a floculação dos efluentes. Segundo os resultados obtidos após a pesquisa, concluiu-se que o floculante natural (amido) possui uma excelente viabilidade técnica, pois promove satisfatoriamente a remoção da turbidez nos efluentes e não é nocivo à saúde humana e ao meio ambiente, uma vez que é consumido como alimento.

De acordo com o professor e coordenador da graduação em Engenharia de Minas, José Geraldo de Lima, o evento foi uma oportunidade para divulgar o potencial acadêmico-científico dos alunos do campus Cachoeiro, sendo que um deles inclusive já foi patenteado. Para o professor, é preciso incentivar que os alunos desenvolvam pesquisas científicas nessa área, que ainda necessita de soluções para os problemas que lhe são peculiares, principalmente os problemas ambientais.

Redes de Computadores
O professor de Informática Ederval Pablo Ferreira da Cruz, do campus Itapina, teve trabalho aceito para publicação na edição de novembro do periódico International Journal of Computer Networks & Communications. O artigo “Performance Comparison of Aodv and Olsr Using 802.11a and DSRC (802.11p) Protocols in Urban Vanets” trata da avaliação de dois protocolos de roteamento de redes ad hoc móveis (AODV e OLSR) usando os padrões de comunicação 802.11a e 802.11p em um cenário urbano.

O trabalho foi realizado em conjunto com o aluno da graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ, Bruno Silva; e também teve a colaboração da professora de inglês do campus Itapina, Larissa Broetto. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página