Ifes debate formação de professores em dois eventos
Seminário de Formação Pedagógica e Workshop de Formação de Professores foram realizados no campus Vitória, entre 16 e 18 de outubro.
Entre os dias 16 e 18 de outubro, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realizou dois eventos voltados à discussão da docência, no campus Vitória. Na quarta-feira (16), aconteceu o I Workshop de Formação de Professores. No dia seguinte, começou o I Seminário Intercampi de Formação Pedagógica para Docentes e Gestores da Educação Profissional. Ambos foram realizados no Teatro do campus Vitória e fizeram parte da preparação para o processo de Planejamento Estratégico do Instituto.
Durante o workshop, a formação de professores para atuarem em todos os níveis e modalidades de ensino esteve em debate, das 8h30 às 17 horas. A professora Suzana Lanna Burnier Coelho, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet-MG, fez a palestra que abriu o dia, com o tema “Um panorama atual na formação de professores”. Ela apresentou projetos pedagógicos e falou ainda da experiência do Cefet-MG na formação continuada dos docentes.
Para o reitor, Denio Rebello Arantes, “o evento faz parte de um conjunto de ações necessárias para a preparação das Comissões Locais para o Planejamento Estratégico do Ifes”. Ele destacou a importância do Planejamento para a construção de uma visão de futuro do Instituto e falou ainda do diálogo entre as instituições de ensino e a sociedade. “As instituições constróem seus currículos olhando para si mesmas, quando deveriam prestar atenção nas demandas da sociedade. Só assim levaremos o conhecimento que temos para o nosso público externo”, frisou.
Na parte da tarde, a programação foi retomada com uma mesa-redonda sobre “Currículos e práticas possíveis e necessárias na formação de professores”, com os professores Samira Zaidan, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Sidnei Quezada e Sandra Fraga, ambos do Ifes; com mediação de Davis Moreira Alvim, do Ifes.
Sandra questionou o tipo de professor que se quer formar e apontou que os currículos das licenciaturas, em geral, se dedicam mais ao conhecimento específico do que aos saberes que formam a prática docente. Sidnei abordou as perspectivas na pós-graduação, a responsabilidade legal dos Institutos Federais na formação de professores e a ampliação do conceito de educação profissional.
Já a professora Samira Zaidan falou da experiência da UFMG com a formação de professores indígenas para darem aulas nas escolas das próprias comunidades e ressaltou a problemática de adequar os currículos das licenciaturas, de forma geral, às necessidades de sala de aula, interligando o conhecimento específico com o pedagógico.
Durante o I Workshop de Formação de Professores, o diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas, anunciou que o Instituto ofertará 360 vagas em sete campi para um curso de aperfeiçoamento de professores. A iniciativa será coordenada por uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat. Segundo Rony, a previsão é de lançar o edital até o final do ano para iniciar o aperfeiçoamento em 2014.
O curso terá 180 horas e será semipresencial, sendo a oferta nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e Vitória. Poderão participar professores de dentro e de fora do Ifes, em especial os de escolas públicas e que trabalhem ou tenham interesse em trabalhar no EJA e Proeja.
Seminário
Na quinta-feira (17), o Teatro do Ifes recebeu o I Seminário Intercampi de Formação Pedagógica para docentes e gestores da Educação Profissional, que teve como tema a integração curricular na Educação Profissional. Na abertura, estiveram reunidas aproximadamente 300 pessoas, entre professores e gestores da Educação Profissional do Ifes, membros das Comissões Planejamento Estratégico dos campi, além de estudantes e profissionais externos interessados na temática.
O Coral Maria Penedo, do campus Vitória, fez uma apresentação, e a mesa de honra foi composta pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; pelo diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; pelo diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloisio Carnielli; pelo secretário de Estado de Educação, Klinger Barbosa; e pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Marcelo Lima.
Ricardo Paiva apontou a importância de debater a educação profissional na instituição. “Os temas abordados são de grande relevância para o Ifes tanto para as práticas pedagógicas quanto para a construção do trabalho em nossa instituição”, afirmou. Já o diretor-geral do campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, destacou que o ensino médio integrado à educação profissional visa à formação completa do aluno. E defendeu que essa modalidade seja ofertada em tempo integral, o que será tema de evento futuro.
Já o secretário de Educação Klinger Barbosa parabenizou a iniciativa do Ifes em discutir os desafios e as dificuldades da educação técnica profissional. Ele destacou ainda alguns dados relevantes sobre a educação profissional no Estado: “O Espírito Santo tem a maior oferta de educação profissional no Brasil”.
O reitor do Ifes encerrou a solenidade de abertura reforçando a necessidade de discutir a educação integrada e a educação em tempo integral. “Cada vez que se fazem discussões como essa, temos chances de melhorar nossa atuação. Há uma dicotomia entre a formação do Ensino Médio e a formação profissional e o estudo sobre educação profissional no país ainda é pequeno”, destacou. “E fazer esse debate dentro do Ifes é fundamental. A instituição se coloca não só como local de estudo mas se coloca no centro da discussão desse e de outros assuntos em educação”, concluiu.
O seminário, em seus dois dias, contou com conferências sobre Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, integração curricular e formação pedagógica; além de grupos de trabalho, onde foram discutidas as interfaces da educação geral com os cursos técnicos.
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