CNPq abre chamada para meninas e jovens das ciências exatas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > CNPq abre chamada para meninas e jovens das ciências exatas
Início do conteúdo da página

CNPq abre chamada para meninas e jovens das ciências exatas

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2013, 18h57 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2013, 18h58

Pelo edital, serão selecionadas para apoio financeiro propostas que estimulem a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Petrobras, está com chamada aberta para selecionar propostas que visem estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil.

A Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação recebe projetos candidatos a receberem apoio financeiro até o dia 18 de novembro. O objetivo da iniciativa é combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica.

O CNPq listou mais de 200 cursos de graduação a serem estimulados na chamada. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 11 milhões.

De acordo com o edital, os projetos terão duração de 15 meses e devem estabelecer conexões entre os ensinamentos básicos das carreiras citadas com a aplicação da teoria na solução de problemas reais, enfatizando a inserção econômica e social.

O projeto pode ser apresentado nos seguintes formatos: projeto de pesquisa;
estruturação ou aperfeiçoamento de centros de ciências, museus e parques de ciências, fixos ou itinerantes; ou produção, desenvolvimento, divulgação e avaliação de novas metodologias e/ou materiais educativos.

E também produção de conteúdo para divulgar as ciências exatas, engenharia e computação, como também as mulheres nestas carreiras científicas, por meio da mídia (rádios e TVs universitárias); e trabalhos em equipe que estimulem a participação em competições das meninas e jovens nessas áreas científicas.

Confira a chamada na íntegra.
 

registrado em:
Assunto(s): CNPq , mulheres , ciências , exatas
Fim do conteúdo da página