Ifes realiza pesquisa aplicada em parceria com Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes realiza pesquisa aplicada em parceria com Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil
Início do conteúdo da página

Ifes realiza pesquisa aplicada em parceria com Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil

Publicado: Segunda, 10 de Março de 2014, 16h33 | Última atualização em Segunda, 10 de Março de 2014, 16h37

Objetivo é formar um banco de dados que reúna informações sobre problemas típicos encontrados nas várias fases de uma obra.

Pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes darão em abril o pontapé inicial de um projeto que será realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst-ES. Com o título Análise de Restrições de Processos Construtivos de Edifícios – Desenvolvimento de Software para Aplicação no Setor de Construção Civil, a iniciativa foi contemplada na Chamada 94/2013 MEC/Setec/CNPq, de apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica.

A proposta é fazer um levantamento junto a mestres de obras para construir um banco de informações sobre restrições nas várias etapas de uma construção, como as fases de fundação, alvenaria, acabamento e entrega, entre outras.

Segundo o professor Fábio Almeida Có, que é coordenador do projeto, as restrições podem ser entendidas como problemas que se repetem nas obras devido a fatores imprevistos ou ocultos – por exemplo, quando a umidade do ar ou temperatura afetam na aplicação ou qualidade de um acabamento. A iniciativa pretende mapear as situações para que possam ser evitadas.

Além de Fábio, integra a equipe da pesquisa, pelo Ifes, o administrador Wagner Rocha Arruda Chaves. Também fazem parte da equipe Joice Paiva Tosta, que é mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, e João Luiz Calmon Nogueira da Gama, professor do Mestrado em Engenharia Civil da Ufes.

A proposta do banco de dados surgiu a partir de uma pesquisa semelhante realizada por Joice entre engenheiros civis, durante o seu mestrado. Agora, o trabalho será ampliado com o levantamento feito junto a mestres de obras. As informações serão apuradas ao longo de cursos de capacitação gratuitos, ministrados pelo professor Fábio, que serão ofertados por meio do Sintraconst para esses profissionais.

O tema das capacitações será a “Eliminação Total dos Desperdícios na Construção Civil”. Segundo Fábio, o edital para ingresso da primeira turma está sendo preparado, e serão formadas quantas turmas forem necessárias até as informações convergirem.

Depois, técnicos da área de informática do sindicato vão digitalizar e disponibilizar no site do Sintraconst as informações organizadas. A previsão é de que todo o trabalho leve dois anos para ser concluído.

Esta não é a primeira cooperação entre o Ifes e o Sintraconst. Vários cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC já foram ofertados em parceria entre as duas instituições. “O sucesso da parceria, que é baseado em cursos de capacitação, está sendo agora ampliado para pesquisa aplicada”, destaca o professor Fábio Có. 

registrado em:
Assunto(s): chamada , cnpq , sintraconst , pesquisa
Fim do conteúdo da página