Conif vai pleitear RSC para técnicos administrativos
Pedido será protocolado no Ministério da Educação – MEC nesta semana.
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif vai protocolar esta semana, no Ministério da Educação – MEC, o pedido para que o Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC seja estendido aos servidores técnico-administrativos. Atualmente, o RSC já está em implantação nos institutos federais, mas somente para os docentes.
A informação foi repassada durante a reunião do Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, na última sexta-feira (28), na qual esteve o presidente do Conif, Luiz Caldas. Ele adiantou aos presentes que, em conversa prévia com o ministro Henrique Paim, houve uma boa recepção à ideia. Caldas também disse que o Conif solicitará ao MEC que possibilite a contratação de servidores técnico-administrativos substitutos.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, avaliou as duas propostas como extremamente positivas para os servidores e os institutos. “Quanto à implantação do RSC, nada mais justo que fazer um paralelo com o que está ocorrendo com os professores. Esse seria um avanço para a valorização e retribuição aos servidores pelo trabalho”, apontou.
Sobre a eventual contratação de substitutos, Denio falou que acredita ser “absolutamente significativo”. “É importante para o processo de capacitação dos servidores, que tem tanto valor na carreira dos técnicos administrativos, e suprirá também outras possíveis lacunas. É um grande benefício para a instituição”, destacou.
Redes Sociais