Diretoria do DCE toma posse em cerimônia no Campus Serra Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Diretoria do DCE toma posse em cerimônia no Campus Serra

Diretoria do DCE toma posse em cerimônia no Campus Serra

Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2014, 18h37 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 13h43

Diretório Central dos Estudantes do Ifes conta com 19 diretores de vários campi.

O reitor do Ifes, Denio Rebello, parabenizou os estudantes pela fundação do DCE.

A diretoria do Diretório Central dos Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (DCE-Ifes) tomou posse na tarde da última sexta-feira (29) em cerimônia realizada no auditório do Campus Serra. O evento contou com ato político e foi prestigiado por autoridades e estudantes de todos os campi do Instituto. Esta é a primeira diretoria da entidade, fundada no último dia 26 de abril durante congresso estudantil realizado no Campus de Alegre.

A mesa do ato de posse foi presidida pelo diretor de escolas técnicas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Felipe Mathias, e composta pelo diretor na União Nacional dos Estudantes (UNE), Jonas Lube, e por representantes dos DCEs da Ufes e da UVV. O reitor do Ifes, Denio Rebello, esteve na cerimônia e fez questão de saudar os estudantes. Além do reitor, o diretor-geral do Campus Cachoeiro, Carlos Bettero e o diretor-geral do Campus Serra, José Orlandi, prestigiaram a cerimônia. O ex-reitor do Ifes, Jadir José Pela e o ex-dirigente da Ubes e ex-Secretário Nacional de Direitos Humanos, Perly Cipriano, também compareceram ao evento.

Veja a galeria de imagens.

Para o presidente do DCE da UVV, André Abreu, essa é uma oportunidade para que os estudantes possam articular novas ações em conjunto. “O diretório dos estudantes do Ifes soma-se à luta dos estudantes de todo o Espírito Santo, que hoje estão empenhados em reconstruir a sua União Estadual dos Estudantes”, destacou.

A nova diretoria do DCE-Ifes contará com 19 diretores, que realizaram reunião ampliada no sábado (30). Na oportunidade, os diretores puderam planejar as principais linhas de atuação de cada diretoria, com a colaboração de outros estudantes interessados em contribuir com as atividades que serão desenvolvidas pelo DCE. Ao todo, cerca de 60 alunos de todos os campi do Ifes estiveram no Campus Serra para o evento.

Demanda dos atletas que disputarão o JIF

Durante sua fala no evento, o reitor do Ifes, Denio Rebello, colocou-se à disposição dos estudantes para o diálogo. Ele ressaltou a importância da organização estudantil para o encaminhamento e discussão de soluções para as demandas do corpo discente. O reitor também anunciou que deve atender uma solicitação dos alunos, para que os atletas do Ifes classificados para a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais de Educação (JIF 2014) possam viajar por meio de transporte aéreo para a cidade de Natal (RN).

O presidente do DCE-Ifes, Guilherme Viza, falou em nome dos novos diretores e agradeceu a presença dos colegas de outros DCEs, dos dirigentes do Ifes e dos alunos presentes. Ele é estudante do curso de Engenharia de Minas do Campus Cachoeiro do Ifes. Guilherme aproveitou para agradecer ao reitor pela disposição em dialogar e ressaltou a importância do gesto em atender a solicitação dos estudantes atletas do Ifes. “Assim que soubemos que eles iriam para tão longe, protocolamos ofício reforçando o pedido dos atletas”, explicou.

Veja quem são os diretores da primeira diretoria do DCE – Ifes:

Guilherme Gomes Viza Júnior – Presidente (Campus Cachoeiro)
Pietra Carolina de Andrade Domingos – Vice-presidenta (Campus Vitória)
Breno Caetano da Silva – Tesoureiro Geral (Campus Venda Nova do Imigrante)
Carlos Alexandre Oliveira Silva Miranda – 1º Tesoureiro (Campus Ibatiba)
Horrara Moreira da Silva – Secretária Geral (Campus Colatina)
João Wesley dos Santos – 1º Secretário (Campus Cachoeiro)
Amanda Bragança Farias – Diretora de Comunicação (Campus Serra)
Gustavo Carlos Bottoni – Diretor de Pesquisa e Extensão (Campus São Mateus)
Rhayner de Araújo Oliveira – Diretor de Graduação (Campus Vila Velha)
Mauro Demartha Junior – Diretor de Ensino Técnico (Campus Aracruz)
Yzabella Karolyne Ferreira da Silva – Diretora Campi Agrotécnicas (Campus Itapina)