Agifes abre canal para orientações sobre pesquisa de patentes na Chamada 17/2014 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Agifes abre canal para orientações sobre pesquisa de patentes na Chamada 17/2014
Início do conteúdo da página

Agifes abre canal para orientações sobre pesquisa de patentes na Chamada 17/2014

Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2014, 18h53 | Última atualização em Segunda, 06 de Outubro de 2014, 18h01

Proponentes das linhas 1 e 4 poderão tirar dúvidas por e-mail.

 

 Tutorial ensina proponentes a navegarem no site do INPI


A Agência de Inovação do Ifes (Agifes) criou canal para tirar dúvidas dos interessados em submeter propostas para a chamada CNPq Nº17/2014, no que diz respeito à pesquisa de patentes, item obrigatório para as linhas de fomento 1 (PD&I) e 4 (Soluções Tecnológicas). A agência também disponibilizou arquivo com tutorial sobre como realizar a pesquisa no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os interessados em tirar dúvidas podem enviar e-mail para o endereço agifes@ifes.edu.br.

A pesquisa de anterioridade de patentes é necessária para medir a relevância inovadora da proposta apresentada, critério de avaliação previsto na chamada. A descrição da pesquisa deve ser feita no item 10 do Roteiro Detalhado de Projeto, anexo ao edital. O formulário traz a informação de que, nessa fase, o proponente deve descrever a originalidade do projeto proposto e o grau de inovação frente às patentes depositadas junto ao INPI e/ou demais instituições internacionais correlatas.

Segundo o coordenador-geral da Agifes, Christian Mariani dos Santos, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a pesquisa de anterioridade de patentes, parte importante da construção de uma proposta de pesquisa aplicada. “O proponente pode se deparar com uma excelente oportunidade de melhorar os resultados da pesquisa, garantindo ainda mais qualidade e agregando ainda mais valor ao trabalho que será realizado”, explica. Ele recomenda que também seja feita pesquisa simples de patentes no Google Patent Search, ferramenta de buscas de patentes na internet.

Fim do conteúdo da página