Teste de proficiência em Inglês será requisito para ingresso no programa Idiomas sem Fronteiras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Teste de proficiência em Inglês será requisito para ingresso no programa Idiomas sem Fronteiras
Início do conteúdo da página

Teste de proficiência em Inglês será requisito para ingresso no programa Idiomas sem Fronteiras

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 12h17 | Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2015, 12h22

A partir de maio, só poderão se inscrever para os cursos presenciais em Inglês e para o My English Online quem realizar o teste TOEFL ITP.

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) modificou as regras para a inscrição nas ações de aprendizagem do Inglês. A partir de maio, os alunos de graduação, mestrado e doutorado e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) só poderão se inscrever para os cursos presenciais e para o My English Online (MEO) se realizarem o teste TOEFL ITP, ofertado gratuitamente pelo IsF-Inglês.

As inscrições para o exame são gratuitas e devem ser realizadas no Sistema IsF. A realização do teste será no mês de março e a data, local e horário da prova serão escolhidos pelo candidato no momento da inscrição, dentro das opções ofertadas pelo Centro Aplicador. O resultado do TOEFL ITP é válido por dois anos.

Podem se inscrever candidatos que já tenham realizado o teste em outras edições, já que o exame pode ser feito uma vez por semestre; alunos de graduação, mestrado e doutorado; professores e técnicos administrativos de universidades e institutos federais parceiros do Programa; além dos alunos regulares do MEO, ativos e bloqueados.

A partir da 4ª oferta do teste no ano, que será em maio, a única forma de inscrição para as vagas em cursos presenciais de inglês será a realização do TOEFL ITP. O nivelamento do aluno nesses cursos será exclusivamente feito por essa avaliação, por isso a importância da inscrição e realização do exame nos meses de março e abril de 2015. Todos os alunos de cursos presenciais ou que já finalizaram o curso devem realizar o TOEFL ITP como teste de nivelamento, ainda em março.

Já para os alunos que já participam do My English Online (MEO), a realização do TOEFL ITP é necessária para avaliação de seu nível e como forma de registro no sistema de testes do IsF. Estes alunos serão convidados a realizar o teste em março de 2015. O resultado não interferirá no nível em que o aluno está no MEO ou no avanço nos níveis do curso e o objetivo é indicar como o estudante está em termos de certificação nacional.

O TOEFL ITP mede a proficiência do candidato na língua inglesa, e seu resultado é exigido para a concessão de bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), para ingresso em algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais. O exame também pode ser realizado apenas como teste de nivelamento por meio do IsF-Inglês. A pontuação no TOEFL ITP é sigilosa e só será divulgada ao próprio candidato que realizar o teste. Mesmo que o candidato não tenha conhecimento de inglês é importante ter essa avaliação como ponto de partida de seus estudos.

Novo acesso ao MEO
Os alunos que não deram continuidade ao curso e tiveram seu acesso ao MEO bloqueado poderão realizar o TOEFL ITP como forma de novo acesso ao curso e a outras ações do Programa IsF. Somente depois de publicado o resultado no Sistema IsF é que o aluno poderá retomar o acesso ao MEO. Os resultados também servirão apenas de indicação do conhecimento do aluno em termos de certificação.

Acesse a lista com todas as instituições parceiras do programa

* Com informações do Programa Idioma sem Fronteiras/MEC.

Fim do conteúdo da página