Pró-reitores de Extensão de instituições de ensino do Sudeste participam de fórum em Aracruz Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pró-reitores de Extensão de instituições de ensino do Sudeste participam de fórum em Aracruz

Publicado: Sexta, 17 de Abril de 2015, 17h23 | Última atualização em Segunda, 16 de Mai de 2016, 15h11

Organizado pelo Ifes e pela Ufes, o Forproex debate a “Internacionalização da Extensão Universitária”.

Pró-reitores de extensão de instituições públicas de ensino superior se reuniram no Coqueiral Praia Hotel, no município de Aracruz, para participar do 45º Fórum Regional de Pró-Reitores de Extensão da Região Sudeste (Forproex Sudeste), com o tema “Internacionalização da Extensão Universitária – Experiências e Desafios”. O evento é uma realização do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Participaram pró-reitores e representantes de instituições como Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), entre várias outras.

A abertura foi realizada na quarta-feira (15), com a presença das presidentes dos fóruns Nacional e Regional Sudeste, Regina Lucia Monteiro Henriques e Ana Catarina Perez Dias, respectivamente; o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e da Ufes, Reinaldo Centoducatte; os pró-reitores de Extensão do Ifes, Renato Tannure, e da Ufes, Angélica Espinosa Miranda; a vice-reitora da Ufes, Ethel Leonor Noia Maciel; e o representante do Ministério da Educação Thulio Dantas.

Em sua fala na abertura, o pró-reitor Renato Tannure agradeceu a presença de todos e destacou que o diálogo no fórum é bastante estimulante, pois os problemas nas instituições são semelhantes, porém, cada um encontra uma solução original e diferente. “Espero que a gente possa aprender bastante nesse fórum para poder levar para a nossa instituição, que está começando nessa parte de extensão de caráter mais comunitário”, declarou.

O reitor do Ifes, Denio Arantes, destacou que a maioria das instituições tem ações em extensão, mas o fazem sem uma definição nacional comum. “No Ifes, estamos ainda aprendendo muito o que é extensão com aqueles que já fazem esse trabalho, no entanto, tenho certeza de que temos contribuições importantes a dar. A nossa instituição, por trabalhar em vários níveis de educação e de forma verticalizada, tem um papel importante para cumprir nessa discussão da extensão não apenas no nível superior”, apontou.

Além da recepção e da solenidade, a abertura contou com palestra de Antonio Carlos Moraes, professor do Centro de Educação Física da Ufes e coordenador da Cia de Dança Andora, projeto de extensão que tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades do estado do Espírito Santo. Ele falou sobre o tema principal do evento, relembrando as origens da extensão universitária no mundo e relatando a experiência de viagens e intercâmbios realizados pela Cia Andorra.

Depois da palestra, o grupo se apresentou na área da piscina, mostrando o Ticumbi, o Coco, o Jongo e tirando os participantes do fórum para dançar.

Na quinta-feira (16), o fórum contou com três mesas-redondas, começando às 8h30. Os participantes debateram “Experiências na Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na internacionalização universitária”; “Inserção curricular das ações de extensão”; e puderam obter mais informações sobre as “Diretrizes do Programa de Apoio à Extensão Universitária – Proext”, em conversa com o representante do MEC.

No final da tarde, o fórum elegeu Dalva Maria de Oliveira Silva, da Universidade Federal de Uberlândia, como presidente seu presidente. O vice-presidente é João Frederico da Costa Azevedo Meyer, da Unicamp. Também foram definidos os coordenadores das áreas temáticas da extensão. Tannure ficou como coordenador de Tecnologia e Produção, e Angélica como coordenadora da Saúde. Ambos também dividirão a coordenação estadual do fórum.

Na sexta-feira (17), foram realizadas visitas a projetos de extensão. Uma das paradas foi a aldeia Palmeiras, localizada em Aracruz. Os pró-reitores foram recepcionados por Uwitxa Karaitataendy, o chefe da tribo, que apresentou um pouco sobre os costumes, mostrou as peças do museu, e contou histórias.

Veja as fotos do Forproex Sudeste:

Dia 1 – Abertura
Dia 2 – Mesas-redondas