Campus Serra lança edital do primeiro mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação do Estado Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Serra lança edital do primeiro mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação do Estado
Início do conteúdo da página

Campus Serra lança edital do primeiro mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação do Estado

Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2015, 16h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2015, 17h04

Serão ofertadas 22 vagas na modalidade presencial para ingresso em agosto.


O Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou nesta segunda-feira (11) o edital do primeiro processo seletivo para o mestrado profissional em Engenharia de Controle e Automação, o primeiro do Estado. O curso é também o primeiro mestrado do município de Serra. São ofertadas 22 vagas na modalidade presencial para ingresso em agosto. As inscrições vão até o dia 29 de maio e a taxa de inscrição é de R$ 100.

Podem se inscrever graduados em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia das Telecomunicações, Engenharia Eletrônica e Engenharia Civil; ou interessados que possuam bacharelado em Física, Química, Matemática, Estatística, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente via Sedex e a taxa de inscrição pode ser paga até o dia 29 de maio. Os formulários e documentos exigidos no edital devem ser endereçados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação (Propecaut), no Campus Serra do Ifes. O campus fica na Rodovia ES-010 – Km 6,5, no bairro de Manguinhos, na Serra. O CEP é 29173-087.

O mestrado possuirá duas Linhas de Pesquisa, sendo que cada candidato deve obrigatoriamente se inscrever em uma delas. Na linha “Sistemas de Controle e Automação (SCA)” os objetivos são o desenvolvimento de novas arquiteturas de sistemas analógicos e digitais para controle de processos e a análise e síntese de novos controladores ou novas abordagens de sistemas de controle em geral.
Já a linha “Sistemas Inteligentes (Sint)” tem como objetivos o desenvolvimento de sistemas computacionais que envolvem as temáticas relacionadas aos sistemas de tempo real, o aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, mineração de dados, redes, processamento de linguagens naturais, inteligência artificial, algoritmos de otimização e processamento de sinais e imagens.

O Processo Seletivo consistirá de quatro etapas: Coeficiente de Rendimento na Graduação, Análise Curricular, Exame de Suficiência em Língua Inglesa e Entrevista. A primeira etapa terá classificatória e eliminatória. A prova de inglês será aplicada no dia 16 de junho. O resultado e as matrículas serão em julho e as aulas terão início no dia 4 de agosto.

Isenção de taxa
Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que possuam renda familiar mensal de até meio salário-mínimo per capita ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos. Os documentos para solicitação devem ser enviados via Sedex ou podem ser entregues pessoalmente na Diretoria de Pesquisa e Extensão do Campus Serra, que fica aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h. A isenção da taxa pode ser solicitada até o dia 15 de maio.

Acesse a página do PS 25/2015 – Mestrado em Engenharia de Controle e Automação 

registrado em:
Fim do conteúdo da página