Ifes lança ação para incentivar o consumo sustentável nos campi e Reitoria Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes lança ação para incentivar o consumo sustentável nos campi e Reitoria
Início do conteúdo da página

Ifes lança ação para incentivar o consumo sustentável nos campi e Reitoria

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2015, 16h04 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2015, 15h40

Campi do Instituto vão receber adesivos com lembretes para economizar água, energia elética e materiais de consumo.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está lançando uma ação para incentivar o uso racional de recursos como água, energia elétrica e materiais nos campi e na Reitoria. É a campanha “Ifes Mais Sustentável”, que pretende, de forma lúdica e bem-humorada, lembrar servidores e estudantes de apagar as luzes ao sair, fechar bem as torneiras, desligar o ar-condicionado ao final do expediente, evitar imprimir arquivos que poderiam estar apenas digitalizados e evitar o uso e desperdício de copos descartáveis.

Todos os campi receberão adesivos com os lembretes da campanha, que poderão ser colados em locais estratégicos, como próximo aos interruptores, bebedouros e torneiras. A retirada deverá ser feita na Assessoria de Comunicação Social, na Reitoria.

Coletânea
A ação do Ifes está em consonância com as recomendações do Ministério da Educação (MEC), que editou a Portaria nº 370, de 16 de abril de 2015, destacando que todos os órgão e entidades ligados ao ministério devem integrar esforços visando à prática de ações destinadas à melhoria da utilização racional dos recursos públicos.

Para auxiliar tanto os gestores quanto os usuários das instituições públicas de ensino a adotarem boas práticas, o MEC disponibilizou a Coletânea Desafio da Sustentabilidade, que foi resultado de uma consulta pública ocorrida entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. Foram reunidas mais de 18 mil ideias referentes à busca de soluções para a redução dos gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de ensino.

As ideias foram selecionadas e analisadas por uma equipe de especialistas nas áreas hídrica e energética, que verificou a viabilidade e o custo das ideias com base em critérios técnicos.

Acesse a Coletânea Desafio da Sustentabilidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página