Último dia para se inscrever para os cursos Proeja do Campus Vitória Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Último dia para se inscrever para os cursos Proeja do Campus Vitória
Início do conteúdo da página

Último dia para se inscrever para os cursos Proeja do Campus Vitória

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2015, 10h07 | Última atualização em Sábado, 25 de Julho de 2015, 10h29

Há 140 vagas para quatro cursos técnicos. Pode se inscrever quem tem 18 anos ou mais, já concluiu o ensino fundamental, mas ainda não completou o médio.

 

 

Hoje é o último dia para se inscrever para a seleção dos cursos técnicos e de qualificação profissional para jovens e adultos do Campus Vitória, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Há 140 vagas para os cursos de Guia de Turismo, Segurança do Trabalho e Metalurgia; e na qualificação profissional de Cadista para a Construção Civil. Quem tem 18 anos ou mais, já concluiu o ensino fundamental, mas ainda não completou o médio pode se inscrever para participar da seleção.

Os interessados devem fazer a inscrição no próprio Campus Vitória (Av. Alberto Torres, 894 – Jucutuquara –Vitória – Tel: 3331-2152), no horário de 10h às 20h. É necessário preencher a ficha de inscrição, levar originais e cópia de documento oficial de identificação (carteira de identidade ou de trabalho ou de habilitação), original e cópia do CPF, original e cópia do histórico escolar do ensino fundamental e declaração de que não concluiu o ensino médio.

As vagas são do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), nos cursos técnicos de Guia de Turismo, Segurança do Trabalho e Metalurgia; e na qualificação profissional de Cadista para a Construção Civil.

No Proeja, o aluno faz, de forma integrada, o ensino médio e o ensino profissional ou técnico no Ifes. Ao final, sai com o diploma de ensino médio e técnico, no caso dos cursos técnicos, ou com o diploma do ensino médio e a certificação para a função de cadista, no caso da qualificação profissional.

A seleção será feita por meio de uma palestra informativa, análise socioeducacional e provas (marcadas para 2 de agosto). Metade das vagas oferecidas em cada curso é destinada a ações afirmativas. As aulas terão início no dia 10 de setembro.

Acesse a página do Processo Seletivo 28/2015 – Cursos Proeja Campus Vitória e confira mais detalhes no edital.
http://www.ifes.edu.br/novos-alunos/137-processo-seletivo-2015/5996-ps-28-cursos-proeja-campus-vitoria


Saiba mais sobre os cursos

Curso Técnico em Guia de Turismo – Proeja
Tem duração de três anos e meio, sendo que o aluno conclui a formação técnica junto com o ensino médio. Estão abertas 40 vagas. As aulas ocorrem no período noturno. Os profissionais formados nesse curso deverão ser capazes de exercer “as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas”, conforme Portaria nº 27, de 30/01/2014, do Ministério do Turismo.

Curso Técnico em Metalurgia – Proeja
Também oferta 40 vagas, com aulas no período noturno. Duração de quatro anos. O aluno conclui a formação técnica junto com o ensino médio. O Curso Técnico em Metalurgia forma profissionais capazes de implementar normas e de otimizar e supervisionar processos produtivos. O técnico em Metalurgia também pode assessorar a execução de atividades produtivas, especificar materiais, emitir laudos técnicos e supervisionar a montagem, a operação e o reparo de equipamentos, atuando em indústrias metalúrgicas, mineradoras e de metalmecânica.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Quarenta vagas para o turno vespertino. O curso tem duração de quatro anos e também é integrado ao ensino médio. O profissional formado nesse curso tem competência para criar e desenvolver ações prevencionistas para sanar as deficiências das condições do ambiente de trabalho, cuidar da seleção e cadastramento de empresas fornecedoras de materiais de segurança e promover treinamento aos empregados para prevenção de acidentes e incêndios e aplicação de primeiros socorros. Também pode promover campanhas educativas.

Qualificação profissional em Cadista para Construção Civil
Estão abertas 20 vagas. O curso tem duração de três anos, e as aulas ocorrem no período noturno. Na qualificação profissional, o aluno conclui o ensino médio e recebe um certificado para a funççao de cadista. O cadista é o profissional que utiliza ferramentas de informática para fazer desenhos técnicos.  

registrado em:
Assunto(s): proeja , eja , vitória , cursos
Fim do conteúdo da página