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Últimos dias de inscrição para o 1º Desafio Ifes de Negócios Sociais

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 10h20 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2015, 14h31

As inscrições terminam nesta sexta (30).




Terminam nesta sexta (30) as inscrições para o 1º Desafio de Negócios Sociais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, no Campus Serra, e tem como objetivo estimular o espírito empreendedor de alunos e servidores, bem como estimular iniciativas de inovação social, que tem como foco o fomento de soluções para problemas sociais e ambientais. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.

O Desafio Ifes de Negócios Sociais é aberto ao público geral e tem como público-alvo pessoas e grupos que tenham uma proposta de negócio cujo maior objetivo seja causar impacto social. Os participantes poderão se agrupar em até no máximo quatro participantes por proposta. Os projetos submetidos serão selecionados segundo critérios pré-definidos pela Comissão Organizadora. O resultado dos aprovados será no dia 6 de novembro.

O evento é organizado pelo Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções do Ifes (Leds), e será realizado no formato de um concurso no qual as ideias de Negócios Sociais, enviadas pelos participantes, serão desenvolvidas com suporte de mentores e consultores e, por fim, avaliadas por uma banca de especialistas em negócios. O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contará com a participação de 12 alunos do Pro Academy, uma escola de negócios da Universidade de Tamk, Finlândia, que atuarão como mentores.

Para divulgar o evento, serão realizados workshops nos campi do Ifes em Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica, onde serão trabalhados os principais conceitos de inovação e negócios sociais. Essas ações ocorrerão até o final de outubro e as datas e horários ainda serão definidos.

As premiações para os melhores colocados serão uma consultoria em desenvolvimento de sistemas pelo Leds, e uma assessoria em design pela Phocus Empresa Júnior de Design, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os vencedores receberão um certificado que contará pontos na seleção no processo seletivo da pré-incubação dos negócios em uma das incubadoras do Ifes. Além disso, os proponentes dos melhores projetos ganharão cursos de capacitação do Sebrae.

Para mais informações acesse o site do evento: www.sejadesafiado.com.br e Inscreva-se.

Coaches Finlandeses
Os participantes do 1º Desafio Ifes de Negócios Sociais contaram com a ajuda de 15 alunos finlandeses. Eles se denominam aprendizes e são alunos do Pro Academy, uma Escola de Negócio e Tecnologia de Informação da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Tamk).

No evento, eles atuarão como coaches (treinadores), dando suporte aos participantes no desenvolvimento das propostas de negócios e também aproveitarão a oportunidade para realizarem um registro em vídeo. No modelo do Pro Academy, os aprendizes são responsáveis por realizar projetos reais durante a graduação.

Modelo Pro Academy
O Pro Academy segue um modelo de educação diferente do tradicional chamado Team Academy, criado na Finlândia, onde os alunos aprendem tudo na prática e por meio do trabalho em equipe. O foco é no aprendizado individualizado, mas também no aprendizado do grupo e da organização.

Não há salas de aula, nem professores, nem grade curricular, nem aulas, nem horários, como em escolas tradicionais. Os alunos aprendem por meio de projetos. Os professores atuam como coaches (treinadores), ou seja: promovem, envolvem, participam, incentivam, avaliam os resultados dos projetos.

Os conteúdos são dirigidos pelas necessidades de resolução de problemas e é o próprio aluno que escolhe. O aluno define o próprio currículo. Suas atividades são divididas da seguinte forma: 25% de estudos e leituras (o aluno deve ler 85 livros no mínimo), 35% de participação em projetos, 15% em seminários, 5% em workshops e atividades de inovação e 20% de reuniões e trabalhos em grupo.

Há uma rede de profissionais do mercado e gestores das empresas parceiras que ajudam como espécies de mentores voluntários, fornecendo aos alunos os relatos de suas experiências. Todo o ensino é integrado com empresas do mercado. Eles possuem uma forte rede de colaboração. 37% dos alunos que se formam continuam como empreendedores.
 

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