Campus Cariacica expõe projetos de iniciação científica durante V Semana de Ciência e Tecnologia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Cariacica expõe projetos de iniciação científica durante V Semana de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Campus Cariacica expõe projetos de iniciação científica durante V Semana de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 14h22 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2015, 18h43

A programação inclui mostra de vídeos, Jornada de Iniciação Científica, palestras, oficinas, apresentações, exposição, e uma feira de ciência e tecnologia.

 

O Campus Cariacica, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realiza até esta quinta-feira (29), sua V Semana de Ciência e Tecnologia. A programação inclui mostra de vídeos, ExpoFísica, uma Jornada de Iniciação Científica, sala temática do grupo de astronomia Carl Sagan (Gacs), palestras, oficinas, apresentação de teatro, exposição de arte e ciência, e uma feira de ciência e tecnologia com aproximadamente 45 estandes. O evento é aberto ao público.

Nesta quinta-feira (29) às 16h30, haverá a apresentação da peça Hermanoteu na Terra de Godah, uma adaptação autorizada da companhia Os Melhores do Mundo, no auditório do campus. Haverá também reapresentação às 19h30. Às 17h40, é a vez da Banda EBTT, composta por servidores do campus, se apresentar após o encerramento oficial do evento.

A estudante Raissa Rodrigues participou da exposição de arte e ciência “Tempo”, que envolve alunos dos primeiros anos. O objetivo é mostrar como as áreas de biologia, física, filosofia, história entendem o tempo. “Cada grupo mostrou qual é a sua forma de representar e entender o tempo”, explicou a estudante, que é aluna do curso Técnico em Administração.

Feira de Ciência e Tecnologia
Entre os projetos que podem ser visitados durante a V Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Cariacica está o das alunas Ana Rita da Silva e Sara Santos Herbst, do 2º ano do curso Técnico em Portos. Elas propuseram a substituição das lâmpadas utilizadas nos postes da cidade por lâmpadas de LED acopladas a um sistema de espelhos. “É uma forma de reduzir o custo, mantendo a mesma qualidade. Vimos que o município economizaria 74% de energia ao utilizar esse sistema de otimização da iluminação”, explicou Ana Rita.

Já o projeto do Biofiltro, dos estudantes Murilo Pignaton e Brenda Siqueira da Silva, também do 2º ano do curso Técnico em Portos, pode ser utilizado por criadores de peixes. A proposta é uma bomba jogue a água com os dejetos dos peixes em plantações (de alface, por exemplo), e que outra bomba retorne com a água limpa para os pesqueiros. Além de irrigar, a água com dejetos é capaz de adubar o solo.

Os estudantes Gabriel Carminati e Matheus Ávila, do 3º do curso Técnico em Administração, apresentaram o trabalho “Luz Estelar”, que teve o objetivo de definir os componentes químicos das estrelas, como o Sol. De acordo com os estudantes, o sol não conduz ondas de calor, apenas de luz, o calor é gerado a partir da absorção dos raios infravermelhos. “Entendemos também que quanto mais vermelha é a estrela, menor é a sua temperatura. Todos esses conceitos não são passados de forma correta em muitos livros utilizados no Ensino Médio”, explicou Matheus.

Outro projeto, das estudantes Isabelly Monteiro, Kethelen Dias, Laryssa Donnati e Raissany Martins, estudaram a influência da luz emitidas pelos aparelhos tecnológicos no sono das pessoas. A conclusão foi que a luz azul de tablets, celulares e notebooks influencia a produção da melatonina, hormônio responsável pelo sono. Por isso, é indicado que as pessoas parem de utilizar esses aparelhos três horas antes de dormir. Outra solução apontada pelas estudantes é baixar aplicativos que tornam a luz dos aparelhos alaranjadas (como o Twilight).  

 

Confira galeria:

sct_cariacica_1
sct_cariacica_1 sct_cariacica_1
sct_cariacica_2
sct_cariacica_2 sct_cariacica_2
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_11 sct_cariacica_11
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_12 sct_cariacica_12
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_13 sct_cariacica_13
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_14 sct_cariacica_14
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_15 sct_cariacica_15
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_16 sct_cariacica_16
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_18 sct_cariacica_18
sct_cariacica_1...
sct_cariacica_19 sct_cariacica_19
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_21 sct_cariacica_21
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_22 sct_cariacica_22
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_23 sct_cariacica_23
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_24 sct_cariacica_24
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_25 sct_cariacica_25
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_26 sct_cariacica_26
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_27 sct_cariacica_27
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_28 sct_cariacica_28
sct_cariacica_2...
sct_cariacica_29 sct_cariacica_29
sct_cariacica_3...
sct_cariacica_30 sct_cariacica_30

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página