Projeto Peixe Guia lança Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos nesta quarta (09) Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projeto Peixe Guia lança Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos nesta quarta (09)
Início do conteúdo da página

Projeto Peixe Guia lança Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos nesta quarta (09)

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 15h09 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 12h00

O Ifes, por meio do Campus Piúma, é parceiro do projeto que tem o objetivo de aplicar o método canadense de monitoramento aos estuários dos rios Jucu, Benevente e Santa Maria da Vitória. 

O Governo do Estado e o Instituto Aplysia lançam, nesta quarta-feira (09), o Guia de Monitoramento Ambiental em Recursos Hídricos, que é o resultado do projeto Peixe Guia, desenvolvido em parceria com diversas instituições nos últimos dois anos, com o objetivo de aplicar o método canadense de monitoramento de recursos hídricos à realidade brasileira. O evento acontece no Palácio Anchieta, no Salão São Tiago, às 10 horas.

O documento apresenta como o protocolo padrão de monitoramento dos recursos hídricos da agência ambiental federal canadense deve ser aplicado aos estuários dos rios capixabas Benevente, Jucu e Santa Maria da Vitória. O objetivo é acompanhar a saúde dos mananciais por meio da observação de espécies de peixes utilizadas como indicadores da qualidade da água de rios e mares.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Campus Piúma, é parceiro do projeto e atuou analisando peixes coletados no Rio Benevente, no Sul do Estado. As atividades tiveram início em 2013 e a equipe do Ifes é formada pelos professores Clayton Perônico (que é o coordenador), Thiago Basilio, Juarez Coelho Barroso, Victor Hugo Silva e Silva, Jaques Douglas Coimbra Dias e Marcelo Paes Gomes, além de alunos dos cursos técnicos em Aquicultura e em Pesca, e outros estudantes da graduação.

Também são parceiros do projeto colônias de pescadores de Vitória, Guarapari e Anchieta; Instituto Terra; Espírito Santo em Ação; Cesan; UVV; Ufes; Sebrae; ArcellorMittal Tubarão; Vale; Samarco; e Caixa. Também fazem parte as instituições canadenses Environment Canada e Canadian Rivers Institute. O CNPq apoia o projeto com insumos, equipamentos e bolsas.


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página