Ifes divulga orientação aos campi quanto ao risco do Zika vírus para as servidoras grávidas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes divulga orientação aos campi quanto ao risco do Zika vírus para as servidoras grávidas
Início do conteúdo da página

Ifes divulga orientação aos campi quanto ao risco do Zika vírus para as servidoras grávidas

Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2015, 15h56 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 11h58

Memorando solicita providências quanto à eliminação de focos do mosquito transmissor e autoriza o afastamento das gestantes, caso seja necessário.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou orientações e solicitou providências aos seus campi quanto à eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti e quanto à possível necessidade de afastar as servidoras gestantes do trabalho, de acordo com a situação de cada local. As recomendações constam no memorando circular 258/2015.

O Aedes Aegypti é transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus, este último particularmente perigoso para as gestantes e seus bebês, relacionado ao desenvolvimento de microcefalia e malformações em fetos. No memorando, assinado pelo reitor Denio Rebello Arantes, destaca-se a urgência de ações protetivas e preventivas. É recomendado identificar e eliminar possíveis focos, notificar às autoridades epidemiológicas caso haja suspeita de que algum servidor tenha adoecido devido ao Zika e, se for o caso, solicitar auxílio da vigilância epidemiológica.

Os diretores-gerais poderão afastar as grávidas até que se chegue a uma situação segura no ambiente de trabalho. Além disso, recomenda-se o uso de repelentes, blusas e calças compridas, como medidas complementares.

Acesse a página do Ministério da Saúde com mais informações sobre o Zika vírus e a microcefalia.
Acesse as informações gerais sobre zika, dengue e chikungynya.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página