Pesquisadoras do Campus Montanha estudam alternativa de irrigação para o capim elefante Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pesquisadoras do Campus Montanha estudam alternativa de irrigação para o capim elefante
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras do Campus Montanha estudam alternativa de irrigação para o capim elefante

Publicado: Segunda, 15 de Fevereiro de 2016, 09h36 | Última atualização em Segunda, 15 de Fevereiro de 2016, 09h42

A ideia é utilizar o efluente de esgoto tratado para irrigar as plantações do capim em períodos de seca.

Duas pesquisadoras do Campus Montanha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), começam este mês a pesquisar a viabilidade da utilização do efluente de esgoto doméstico tratado para a irrigação do capim elefante, utilizado na agropecuária, uma das principais atividades econômicas do município e da região.

O projeto intitulado “Irrigação do capim elefante (Pennisetum purpureum) com efluente de esgoto doméstico tratado: efeitos no solo, na cultura e nos animais, no município de Montanha-ES’’, que será desenvolvido pelas professoras Talita Aparecida Pletsch e Veridiana Basoni Silva, também conta com a parceria da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

De acordo com Talita, a região é muito seca e as pessoas sofrem com a falta de água. “Vamos pegar a água que a Cesan trata e despeja nos rios e tentar utilizar para este fim. Com certeza é uma opção válida e muito importante na atual conjuntura hídrica que vivemos”, afirmou.

O projeto de pesquisa foi aprovado no edital 12/2014 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), na vertente Interiorização, que tem o objetivo de levar doutores para o interior do estado, e diminuir as desigualdades nas microrregiões com baixo índice de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Ele terá duração de três anos.

registrado em:
Assunto(s): montanha , ifes , capim elefante , pesquisa
Fim do conteúdo da página