Inscrições para o edital +Pesquisa AgroCapixaba vão até 28 de abril Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Inscrições para o edital +Pesquisa AgroCapixaba vão até 28 de abril
Início do conteúdo da página

Inscrições para o edital +Pesquisa AgroCapixaba vão até 28 de abril

Publicado: Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 13h17 | Última atualização em Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 13h25

Serão investidos R$ 14 milhões em projetos pesquisa científica e tecnológica em rede na área Agropecuária

A data final para as inscrições do edital +Pesquisa AgroCapixaba foi prorrogada para o dia 28 de abril. O edital propõe que pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas do Estado se organizem em rede. Serão investidos R$ 14 milhões em pesquisa agropecuária, os projetos podem abordar 11 diferentes temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Olericultura; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e sistemas integrados de produção; Culturas Alimentares e floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, solo e agricultura de baixo carbono; e Agroecologia e agricultura orgânica.

As propostas de projetos podem ser inscritas pelos sites www.fapes.es.gov.br e www.seag.es.gov.br. O edital é uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag).

Cada rede de pesquisa terá um coordenador e será composta por, no mínimo, três projetos com coordenadores distintos. O coordenador da rede deverá ser o mesmo de um dos projetos que a compõe. Pelo menos um dos projetos deve ser coordenado por pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ou do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), instituições vinculadas ao sistema Seag. E pelo menos um dos projetos da Rede deve ser coordenado por pesquisador vinculado a uma instituição do Espírito Santo que não faça parte do Sistema Seag.

As Redes de pesquisa vão contribuir para a integração das instituições de ensino e pesquisa capixabas, incentivando a consolidação de jovens pesquisadores, aumentando a produção técnico-científica e estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio institucional. Esses projetos vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

Mobilização no Ifes
Na última semana, a Diretoria de Pesquisa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou reuniões com pesquisadores de oito campi da instituição que têm pesquisas na área Agropecuária. De acordo com o diretor de Pesquisa do Ifes, André Pires, o trabalho teve o objetivo de mobilizar os pesquisadores para que inscrevam suas propostas. “Levamos às reuniões pesquisadores do Incaper e do Idaf para ajudar na formação das redes. Acreditamos que esta é uma das poucas possibilidades de fomento que teremos este ano. Nós não podemos perdê-la”, afirmou André.

Acesse o edital

 

Com informaçãoes da Assessoria de Comunicação da Fapes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página