Ifes sedia etapa Regional Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ifes sedia etapa Regional Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais

Ifes sedia etapa Regional Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 20h53 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2016, 17h05

Atletas de nove instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Região Sudeste participaram da etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2016), que aconteceu entre os dias 6 e 11 de setembro, no Centro de Turismo Social e Lazer de Guarapari (Sesc Guarapari) e na Praça de Esportes do Campus Vitória, no Espírito Santo.

Ao todo, cerca de 1,3 mil estudantes disputaram as modalidades de Futsal, Futebol de Campo, Basquetebol, Voleibol, Vôlei de Areia, Xadrez, Handebol, Judô, Atletismo e Natação. As equipes campeãs de cada modalidade irão representar a Região na Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais, que acontece em Brasília (DF) entre os dias 3 e 8 de outubro.

Abertura

A alegria foi a marca da cerimônia de abertura, que contou com o desfile das delegações, fala das autoridades, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e a apresentação do Grupo de Percussão do Ifes Nova Venécia, coordenado pelo professor Ademir Adeodato, que tocou saxofone com os alunos. O grupo contou ainda com a participação do diretor-geral do campus, Welliton de Rezende Zani com uma guitarra, durante a execução do hino nacional.

A declaração oficial de abertura foi feita pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes. A cerimônia foi prestigiada por representantes das Institituições participantes, diretores-gerais dos campi do Ifes e da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

Ao final, o Grupo de Percussão apresentou um repertório de canções populares brasileiras e os alunos que representavam as delegações desfizeram a formação para dançar. Os demais estudantes que estavam nas arquibancadas também invadiram a quadra, transformando o encerramento da cerimônia numa grande festa.

Modalidades

As competições do voleibol e basquetebol aconteceram nas quadras externas do Sesc Guarapari. Nos dias 9 e 10, um dojô foi montado em uma das quadras para receber as competições do judô. No Ginásio Coberto do Sesc aconteceram as competições de handebol, e o Hall do Centro de Convenções, anexo ao ginásio, foi o palco das disputas do tênis de mesa e do xadrez.

A cidade de Guarapari recebeu ainda as competições de futsal, no Ginásio Municipal, e do Volei de Praia, na arena da Praia do Morro. O Campus Vitória do Ifes, a cerca de 50 km de distância de Guarapari, sediou as competições de Atletismo e Natação.