Campus Vitória recebe palestra de professor da UFSCar sobre uso de softwares em dinâmica estrutural Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Vitória recebe palestra de professor da UFSCar sobre uso de softwares em dinâmica estrutural

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 19h18 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2016, 19h18

Será nesta sexta-feira (16), às 15 horas.

O Campus Vitória receberá, nesta sexta-feira (16), a palestra “Utilização de softwares em dinâmica estrutural e conformação mecânica”, do professor José Benaque Rubert, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Será às 15 horas, na sala técnica V da Coordenadoria de Metalurgia. A palestra é aberta a todos os interessados no assunto, sem necessidade de inscrição prévia, porém até a lotação da sala.

O professor vai falar sobre a utilidade da simulação numérica como uma ferramenta indispensável para a redução de custos de projeto, que permite estimar ordens de grandeza, forças, tensões e deformações com custos relativamente baixos se comparados aos ensaios laboratoriais. O objetivo é mostrar as aplicações da simulação numérica na dinâmica estrutural veicular e nos processos de conformação mecânica a frio e a quente, por meio dos softwares Deform, Forge, Solidworks, Abaqus, Ansys, além do Magma para fundição. Será analisado o caso do comportamento dinâmico de reboques para transporte de toras de madeira.

José Benaque Rubert tem graduação e mestrado em Engenharia Civil, e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo/Universitá Politécnica de Catalunya. Atualmente, é o coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSCar. Ele também é um dos participantes do projeto integrado Ifes-UFSCar que tem como objetivo o processamento de aços microligados, considerando o efeito dos elementos nióbio e molibdênio na microestrutura e propriedades mecânicas de barras forjadas. Pelo Ifes, integram o projetos os professores André Itman Filho, Rosana Vilarim da Silva e Estéfano Aparecido Vieira.