WFCP e Reditec reunirão cerca de mil gestores de instituições de ensino em Vitória nesta semana Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > WFCP e Reditec reunirão cerca de mil gestores de instituições de ensino em Vitória nesta semana
Início do conteúdo da página

WFCP e Reditec reunirão cerca de mil gestores de instituições de ensino em Vitória nesta semana

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 18h08 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 18h56

Eventos acontecerão de forma integrada, na Praça do Papa, entre os dias 23 e 27.

Aproximadamente mil gestores de instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil e de outros 16 países estarão em Vitória nesta semana para participar de dois eventos que acontecem de forma integrada: a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e o Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês). Os eventos acontecem entre sexta-feira (23) e o dia 27 de setembro, na Praça do Papa.

A realização é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP); e do Ministério da Educação (MEC). A organização é do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O tema que será debatido é “O Papel da Educação Profissional no Século XXI”.

Para receber os eventos, foi montada uma tenda climatizada de 6,4 mil m² comportando cinco auditórios, três salões, duas salas de reunião, restaurante, área de exposição, uma sala vip e uma sala de imprensa. A programação contará com conferências, reuniões, mostras, mesas-redondas e atrações culturais típicas do Espírito Santo e do Brasil, como congo, dança pomerana e samba. Além disso, haverá exposição com trabalhos de artistas capixabas.

Entre os principais palestrantes da Reditec e do WFCP, estão o italiano Domenico De Masi, autor do livro “Ócio Criativo”, que abordará as perspectivas para a sociedade do século 21; e o britânico Robert Cowen, que é especialista em educação comparada e falará sobre a história da educação profissional no mundo. Estarão presentes ainda a premiada empresária, inovadora e inventora americana Deborah Yungner; o secretário da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec/MEC, Marcos Antônio Viegas Filho; e o fundador e diretor da Escola de Negócios Internacionais e Empreendedorismo da Universidade de Steinbeis, Werner Faix.


Expectativas
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, acredita que será um momento de grandes trocas de experiência. “A Reditec é um dos maiores eventos que temos na Rede Federal, e está em sua 40ª edição. Já a WFCP é relativamente jovem, está no oitavo congresso, mas tem uma grande abrangência no mundo. Foi muito acertada a ideia de juntar esse eventos, pois permite que os estrangeiros tenham contato com a realidade dos dirigentes da nossa Rede, provomedo uma troca efetiva. Inclusive temos a mostra de Experiências Exitosas da Reditec e as Boas Práticas da WFCP acontecendo no evento”, destacou.

Denio lembrou que é uma oportunidade de os diretores-gerais terem contato com dirigentes de outros lugares do Brasil e do mundo, algo que de outra forma seria mais difícil Outro fator que ele destaca é a visita aos campi. Os participantes puderam se inscrever para visitas prévias, que acontecem na quinta-feira (22), aos campi Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória e ao Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância. “Isso dará visibilidade às ações do Ifes e também possibilitará o surgimento de parcerias”.

Ele espera que, após os dias de debates e integração, o evento consiga propor uma visão de futuro. Além disso, ele acredita que será uma excelente oportunidade para mostrar o Espírito Santo, e Vitória, ao Brasil. “Temos um conjunto de cerca de 1.000 formadores de opinião, acredito que isso dará um retorno muito positivo”. Ele também destaca o aprendizado para o Ifes, com a organização de um congresso desse porte, e ainda o trabalho em rede realizado. “Os assessores internacionais de toda a Rede ajudaram, os comunicadores de vários lugares do Brasil vêm ajudar, por exemplo”, apontou.

Denio lembrou que a Setec apoiou a realização desde meados de 2015, quando se consolidou a ideia de unir a Reditec com o WFCP, e ainda aproveitou para agradecer o apoio de todos os servidores, estudantes, voluntários e patrocinadores do evento. A Reditec e a WFCP têm o patrocínio da Atlântica Hotels, DK8 Tecnologia Educacional, Nova Didacta, Érica Editora e Fortline Corp.


Youth Camp

O International Youth Camp, ou Acampamento Internacional da Juventude, é um evento prévio da Reditec e do WFCP, que teve início no domingo (18). Trinta e quatro estudantes do Ifes, de outros institutos federais brasileiros e de instituições de ensino de Austrália, Canadá, Chile e Espanha já estão na Grande Vitória. Até esta sexta-feira (23), eles farão visitas a vários pontos turísticos, empresas e aos campi Vitória, Itapina, Venda Nova e Serra.

A proposta do Youth Camp é possibilitar a troca de experiências entre os vários participantes, promovendo o desenvolvimento de competências como o trabalho colaborativo, a liderança e o empreendedorismo. Os jovens participam de aulas de campo, dinâmicas de grupo e de pesquisas. Ao longo do período, produzirão um vídeo para ser apresentado no Congresso da WFCP. Eles vão acompanhar a programação de todo o congresso e terão um papel nas discussões com os gestores presentes, representando a voz do estudante.

Acesse mais informações no site http://wfcp.ifes.edu.br/.
Acesse as redes sociais dos eventos: www.facebook.com/WFCPReditec2016 e https://twitter.com/wfcpreditec2016.

registrado em:
Assunto(s): wfcp , reditec , praça do papa , vitória
Fim do conteúdo da página